O Instituto Pedra confirmou ontem a viabilidade para dar andamento ao projeto de revitalização do Centro Cultural Ferroviário de Araçatuba. A presidente da câmara Tieza Marques de Oliveira (PSDB), que é ex-secretária de Cultura e Turismo, visitou o local.
Segundo o responsável pe planejamento de obra do instituto, Alessandro Pompei, as condições das antigas estruturas são positivas. “O motivo da visita é fazer algumas prospecções nas estruturas e fundações. Como a construção é antiga, foi necessário escavar o solo para verificar o que há de fundação. Vimos que o histórico desses prédios é compatível e o projeto pode ser finalizado”, afirmou Pompei.
O Instituto Pedra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos na área de patrimônio histórico.
As obras de revitalização serão realizadas por meio de parceria entre o município e a Havan. Os recursos serão captados por meio do Proac (Programa de Apoio à Cultura), programa de incentivos fiscais do governo estadual. O projeto foi aprovado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
Em sua visita, Tieza falou da importância da recuperação da área do Centro Cultural e destacou a reunião pública ocorrida na câmara em agosto do ano passado, para debater a destinação ideal para o local.
“Ocorreu na Câmara a primeira reunião para resolver o uso desse centro cultural e a população pediu mais lugares para o teatro que deve ser construído aqui, já que o projeto original previa um teatro com 200 lugares”, disse a presidente do Legislativo.
(Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Araçatuba)
Comentários sobre esse post