O anúncio de que a empresa de transporte Expresso Itamarati iria suspender as linhas que fazem o transporte de passageiros de Santo Antônio do Aracanguá e seus dois distritos a partir do próximo dia 1.º surpreendeu os usuários do serviço e deixou a população em estado de alerta.
A Folha da Região foi comunicada da decisão da empresa pelo vereador Roni da Silva Pereira (PSDB), mas conhecido como Roninho da Ytamaraty, que foi funcionário da empresa de transportes. Ele inclusive disponibilizou cópia do aviso informando sobre a suspensão das linhas que teria sido fixado nos ônibus.
A reportagem esteve na rodoviária de Araçatuba na manhã de ontem e não encontrou nenhum aviso do tipo no guichê da empresa, que estava fechado naquele momento.
O parlamentar contou que assim que soube da decisão da Itamarati fez contato por e-mail com a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), comunicando o fato. De acordo com ele, o órgão solicitou que fosse encaminhado ofício informando a situação.
Ainda segundo o vereador, a Itamarati é a única empresa de ônibus que oferece transporte coletivo intermunicipal e atende os passageiros de Santo Antônio do Aracanguá. São três horários disponibilizados para os moradores seguirem para Araçatuba, o primeiro às 7h30, o segundo às 8h15 e o terceiro às 12h30.
Para a volta, são quatro ônibus que saem da rodoviária de Araçatuba e passam por Santo Antônio do Aracanguá: às 11h, às 14h20; às 15h20 e às 17h30. “No mês passado, a empresa já retirou uma linha do coletivo que seguia para Jales”, argumentou.
NECESSÁRIO
De acordo com Pereira, muitos moradores dependem do transporte coletivo para irem para o trabalho ou para outros compromissos em cidades da região.
Ele conta que a Prefeitura já disponibiliza ônibus para cerca de 300 moradores na cidade que trabalham diariamente em Araçatuba e Birigui e que o município não tem condições de aumentar a oferta de transporte caso as linhas da Expresso Itamarati sejam realmente suspensas. “A empresa precisa explicar o motivo dessa decisão, pois há passageiros e prejuízo a linha não da. Sem os ônibus vai faltar transporte”, afirma.
INVIÁVEL
A reportagem entrou em contato com a Expresso Itamarati, que confirmou o desejo de suspender as linhas de ônibus que atendem os passageiros de Santo Antônio do Aracanguá. Segundo a empresa, a medida é necessária porque devido à redução da demanda, o serviço tornou-se economicamente inviável.
A Itamarati informa que inclusive solicitou à Artesp a revogação das permissões para oferecimento dessas linhas, mas até o momento não houve uma decisão sobre o pedido. “Até que isso ocorra, o serviço se manterá em operação”, informa em nota.
A reportagem também procurou a assessoria de imprensa da Artesp, que informou que a empresa continuará operando as linhas normalmente.
No final da tarde, o vereador de Santo Antônio do Aracanguá informou que a Expresso Itamarati decidiu adiar a suspensão das linhas até que seja realizada uma reunião entre representantes da diretoria da empresa, da Artesp, prefeitos e vereadores das cidades que podem ser afetadas com a medida.
Comentários sobre esse post