Com a escolha de Penápolis para receber uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), a comissão especial na Câmara de Araçatuba, que estudava a viabilidade de um AME Cirúrgico, foi arquivada. O relatório final do grupo foi apresentado durante o Grande Expediente da sessão ordinária realizada na noite da última segunda-feira (3). No documento, constam os encontros promovidos pela comissão.
Integrantes
A comissão tinha como presidente o vereador Gilberto Mantovani, o Batata (PR), e os membros Almir Fernandes Lima (PSDB), Lucas Zanatta (PV), Rivael Papinha (PSB) e Denilson Pichitelli (PSL). Segundo o relatório, após uma reunião com todos integrantes da comissão, feita em maio do ano passado, as tarefas foram divididas, com busca de apoio do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), do Conselho Municipal de Saúde, do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), das câmaras da região, de deputados estaduais e de entidades que atuam na saúde.
Requerimento
Durante o período em que funcionou, a comissão fez um requerimento de informações oficias ao município, questionando se havia possibilidade de instalar no AME Cirúrgico no prédio do Hospital da Mulher. O Executivo informou após reunião com os integrantes da comissão que estava “engajado na luta” para trazer a unidade para a cidade.
Relatório
“O prefeito e a secretária municipal Carmem Guariente tiveram uma primeira conversa com o governador, numa passagem dele por Araçatuba. Foram apresentadas as necessidades da região e as questões técnicas e estruturais para que Araçatuba pudesse receber um AME Cirúrgico ou a ampliação do AME já existente, o AME Mais”, diz o relatório da comissão.
Prosseguimento
À Rádio Câmara, Batata disse que o assunto deve voltar a ser discutido no próximo ano. “Nós fizemos vários encontros com o objetivo de reunir os vereadores para que pudesse ter essa força de trazer o AME Cirúrgico para cá. Com a escolha de outro município, nós encerramos, mas pretendemos fazer uma nova comissão ano que vem para tratar da ampliação do AME Araçatuba”, assinalou o presidente da comissão.
Penápolis
Três municípios disputaram uma unidade do AME Cirúrgico: Araçatuba, Birigui e Penápolis. Em junho deste ano, o governador Márcio França (PSB), durante visita a Penápolis, anunciou que a cidade receberia um AME Mais. A unidade era um compromisso de campanha do prefeito Célio de Oliveira (sem partido).
Fundo de custeio
Zanatta teve um requerimento de informações oficiais aprovados na sessão da última segunda. Nele, o parlamentar faz 15 perguntas a respeito do Fundo de Custeio do Regime Próprio de Previdência Complementar do Município de Araçatuba, que foi criado por meio de lei em 2016, com o objetivo de arrecadar fundos para a complementação das aposentadorias e pensões concedidas aos servidores municipais. O vereador quer saber os valores arrecadados e as ações do conselho fiscal do fundo.
Comentários sobre esse post