A Câmara de Birigui aprovou na última terça-feira (4) projeto que isenta da taxa de inscrição de concursos públicos municipais as pessoas cadastradas no Redome (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea). Ele é de autoria do vereador Leandro Moreira (PRB).
Segundo a propositura, a quantidade de beneficiários será estabelecida pelo Poder Executivo, preservada a ordem cronológica de inscrição. Para obter o benefício, a pessoa precisará comprovar o cadastro no Redome no momento da inscrição do concurso.
Na justificativa, o parlamentar disse que o transplante de medula óssea salva vidas em todo mundo. Porém, não se trata de uma simples transfusão de sangue.
De acordo com Leandro, as chances de encontrar um doador de medula óssea compatível com a pessoa enferma que irá recebê-la é de uma chance em 100 mil, de acordo com o parlamentar. As chances caem para uma em um milhão, caso o paciente tenha herança genética rara.
“Cabe destacar que o rol de patologias relacionado ao sistema sanguíneo e imunológico, com indicação de cura a partir do transplante de medula óssea, alcança mais de 70 doenças, dentre as mais conhecidas estão a leucemia, linfomas, anemias graves e imunodeficiências”, comentou o parlamentar.
SENSIBILIZAR
Leandro disse na justificativa da propositura que o objetivo dela é sensibilizar mais pessoas a se tornarem doadoras de medula óssea e, dessa forma, salvar vidas humanas. “Nos últimos anos houve aumento significativo do número de doadores de medula óssea, mas, em contrapartida, o número de membros das famílias diminuiu.
É sabido que a maior probabilidade em encontrar compatibilidade é entre irmãos, porém, ainda assim as chances são consideradas pequenas. Pesquisas apontam que nesse caso a compatibilidade é de 25%. Dessa maneira, o encolhimento das famílias diminui as possibilidades de transplante de medula óssea”, assinalou o autor.
Além de incentivar o cadastramento no Redome, a proposta quer valorizar o gesto de quem toma iniciativa para ajudar outra pessoa. Conforme Leandro, o valor arrecadado com a inscrição de concursos públicos não é considerado como receita aos cofres municipais.
Ele ressaltou que o transplante é um processo simples, onde é retirado apenas de 10% a 15% da medula óssea, sendo que, em cerca de 15 a 20 dias, o doador tem suas células regeneradas por completo, não havendo riscos aos doadores.
Comentários sobre esse post