Atendendo a ofício encaminhado pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), equipes da Monte Azul Ambiental, contratada pela Prefeitura, fizeram a limpeza de um prédio abandonado há muitos anos nos altos da avenida Brasília, em Araçatuba, que vinha sendo ocupado por moradores de rua.
O mato ao redor do imóvel foi podado e, segundo o que foi apurado pela reportagem da Folha da Região, também seria removido todo tipo de material encontrado dentro do prédio.
A ação foi acompanhada por Guardas Municipais, para garantir a segurança dos trabalhadores, e de funcionárias do Centro POP. Não foi informado quando o trabalho será concluído. A informação apurada pela reportagem é de que ao ser finalizada a limpeza, o prédio será cercado por tapumes.
A reportagem passou pelo local no início da tarde de ontem e a limpeza externa do imóvel estava praticamente concluída. Segundo que foi apurado, havia dois homens dormindo nesse prédio. Um deles possui família, com a qual foi feito contato e ele resgatado. O outro é realmente morador de rua e teve o devido encaminhamento para deixar essa condição.
MORTE
Em junho deste ano, o corpo do pedreiro Cícero Barbosa de Barros, 41 anos, foi encontrado dentro desse prédio abandonado. Familiares confirmaram que ele era morador de rua.
Na ocasião, a Polícia Militar foi informada por outro morador de rua, que fez a ligação de um telefone na praça Rui Barbosa, comunicando que Barros estaria morto no segundo andar do prédio. O corpo foi encontrado sobre um colchão, com vômito ao lado, mas sem sinal de violência aparente. O pedreiro vestia apenas bermuda e estava descalço.
Ele foi reconhecido por uma irmã e um sobrinho, que disseram que a vítima era moradora de rua, usuária de entorpecentes e de bebidas alcoólicas. Ainda segundo os familiares, fazia alguém tempo que ele dormia no prédio abandonado. Não havia sinais de violência no cadáver.
CONVÊNIO
Há pouco mais de um ano, o prefeito Dilador Borges (PSDB) recebeu a visita da assistente do Superintendente Robson Tuma, de Marta Penteado, informando sobre a aprovação do convênio celebrado entre o município e a Superintendência do Patrimônio da União de São Paulo para a recuperação do prédio. No local, o município pretende instalar a Vara da Fazenda e a Procuradoria da Fazenda Municipal.
A propriedade tem área de 2.283 metros quadrados e quando for recuperada, deve substituir a atual sede da Vara da Fazenda Pública Municipal, instalada em um antigo prédio na rua Quinze de Novembro, próximo ao terminal de Transportes Urbanos de Araçatuba.
Segundo a administração municipal, a conquista do imóvel aconteceu por meio do Programa de Regularização Fundiária de Imóveis do Governo Federal. A ação foi intermediada pelo deputado Federal Fausto Pinato e pelo superintendente do Patrimônio da União de São Paulo, Robson Tuma, atendendo solicitação feita por Dilador.
A Prefeitura não informou como e quando serão feitas as adequações no prédio para a instalação dos dois serviços.
Comentários sobre esse post