A Prefeitura de Araçatuba informou que o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) irá acompanhar o caso do casal de idosos morador no bairro Verde Parque, que foi encontrado sozinho em casa no início da tarde de domingo. O homem, de 70 anos, acusa os filhos de maus-tratos e um boletim de ocorrência foi registrado.
Ele e a companheira dele, também de 70 anos, foram encontrados deitados na área da residência onde moram e levados por uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros para o pronto-socorro naquela tarde.
De acordo com a Prefeitura, os idosos foram internados no pronto-socorro, receberam atendimento médico e a princípio, estavam bem. Porém, por orientação médica, foram transferidos para a Santa Casa. Ainda de acordo com a administração municipal, o homem receberia alta médica ainda na segunda-feira e seria levado para casa por equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Segundo a administração municipal, por notificação do pronto-socorro, o caso passará a ser acompanhado pelo Creas, que intervirá para tentar romper o ciclo da violência, buscando na família condições protetivas para auxiliar os cuidados.
Porém, não está descartado o encaminhamento do casal para um abrigo, de acordo com a Prefeitura. “Em último caso, interviremos no encaminhamento à instituição de longa permanência”, informa em nota.
Foi o idoso que acionou a polícia pelo telefone 190. Ele é paciente do CTO (Centro de Tratamento Oncológico) da Santa Casa. O casal foi encontrado em casa pouco depois das 12h e informou que ainda não tinha sido alimentado.
O homem explicou que uma cuidadora contratada pelos filhos fica com o casal de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados, até as 14h. No restante do tempo, eles ficam sozinhos.
Uma das filhas do idoso chegou na casa durante o atendimento da polícia e alegou que uma irmã dela era a responsável por cuidar do casal no domingo.
Comentários sobre esse post