A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba apresentou nesta quinta-feira (29), nove novos médicos que foram contratados para atender a população nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Eles substituirão os profissionais cubanos que deixaram o programa Mais Médico, do governo federal, na semana passada.
Os novos contratados participaram de reunião durante a manhã na sede da secretaria, onde foram recepcionados pela vice-prefeita Edna Flor (PPS). Segundo a secretária municipal de Saúde, Carmem Sílvia Guariente, nesta sexta-feira eles visitarão as unidades de saúde para se ambientar e iniciam o atendimento ao público na próxima segunda-feira.
Na semana passada, os 23 médicos cubanos que atendiam em Araçatuba deixaram os cargos. Carmem informa que o novo edital para contratação de profissionais publicado pelo Ministério da Saúde abriu 23 vagas na cidade e todas elas tiveram médicos interessados.
De acordo com ela, todos precisam se apresentar e entregar os documentos que precisam ser validados pela secretaria e, após essa etapa, é combinada a data de início das atividades, que tem que ser no máximo até o próximo dia 14.
Os nove médicos que foram apresentados ontem já tiveram a documentação aprovada e a adesão ao programa Mais Médico pela Prefeitura de Araçatuba já foi homologada. Outros cinco já fizeram contato e a Prefeitura aguarda a apresentação deles. “A partir de amanhã (hoje), esses nove vão conhecer a região onde irão atuar, a equipe de trabalho e entender como é o mecanismo de trabalho para iniciar”, explicou.
Ainda de acordo com Carmem, os médicos serão enviados para unidades de saúde que tenham o perfil de trabalho de cada um deles, de acordo com a experiência que possuem, conforme informaram em entrevista em ato de acolhimento.
NECESSIDADE
A secretária informa que todas as UBSs precisam ter as vagas abertas preenchidas, mas a maior necessidade é da unidade do bairro Umuarama. Das sete equipes que atendem no local, que abrange área de 30 mil moradores, cinco eram comandadas por médicos cubanos.
Para manter o atendimento, a secretaria remanejou dois profissionais de outras unidades para essa. “A nossa esperança é que todos os profissionais que se ofereceram para as vagas se apresentem, porque caso isso não ocorra, os cargos ficarão vagos e teremos que aguardar a publicação de um novo edital pelo Ministério da Saúde, que ainda não saberemos quando será”, comentou.
PROFISSIONAIS
Dos nove médicos que se apresentaram ontem, a maioria é jovem e foi formada recentemente, muitos deles em faculdades de medicina na região de São José do Rio Preto. Há profissionais de Birigui, Luiziânia, Rio Preto, Pereira Barreto e até uma médica de Rondônia, que se formou em Fernandópolis.
O médico Marcelo Tolomei Lopes Júnior é de Birigui, se formou em Rio Preto e ao saber do edital, foi um dos que escolheu Araçatuba para trabalhar. Ele comentou que o Brasil presa pela prevenção e viu no edital uma oportunidade para aumentar os conhecimentos na área médica, já que sempre gostou do contato com a população durante a formação. “Entendo que essa será uma grande experiência. Escolhi Araçatuba por ser um polo regional da saúde, um centro importante no noroeste paulista. A cidade está abraçando a gente com muito carinho e vai nos proporcionar uma boa estrutura de trabalho”, afirmou.
Comentários sobre esse post