A partir das 23h59 de hoje (28), o sinal analógico de televisão será desligado em todas as cidades do Estado de São Paulo, incluindo a região de Araçatuba. São Paulo será o primeiro Estado a ter o sinal analógico desligado completamente. Algumas regiões já estão transmitindo somente o sinal digital há algum tempo, como por exemplo a Grande São Paulo, Campinas, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.
A partir da meia-noite, só conseguirá assistir aos canais abertos quem tiver sintonizado no sinal digital. As pessoas que ainda tiverem TVs de tubo ou televisores fabricados há mais de dez anos, vão precisar de um conversor de sinal digital para continuar assistindo aos canais abertos. Estima-se que em todo o Brasil mais de 80% da população só assiste TV por meio dos canais abertos. Os inscritos em programas sociais têm direito a esse kit gratuitamente. As demais pessoas precisam adquirir em lojas especializadas. Nada muda para quem assiste TV via parabólica, cabo ou satélite.
A diferença básica entre sinal analógico e digital é o tipo de transmissão. Na transmissão digital não há perda de qualidade no processo, ou seja, áudio e vídeo mantêm 100% da qualidade do sinal original da transmissão, eliminando chuviscos e interferências na recepção. Já recepção analógica está sujeita a estes problemas.
Além da qualidade de som e imagem muito superiores, a TV Digital acaba com fantasmas, ruídos e interferências que existem na TV analógica. A TV digital também possibilita a transmissão de programas em alta definição (HDTV) com o aspecto de tela 16:9 (ou widescreen), mais larga, e capacidade de áudio de 5.1 canais.
De acordo com Tatiana Montorio, consultora da Seja Digital, entidade responsável por divulgar o desligamento do sinal analógico, só na região de Araçatuba foram entregues gratuitamente mais de 72 mil kits com conversor digital e antena. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), 89% dos domicílios já estão “digitalizados” na região. Quem tem direito e ainda não retirou o kit, pode fazer o agendamento pelo telefone 147 e retirar hoje na rua Marcílio Dias, 1.579, em Araçatuba.
Comentários sobre esse post