Com as eleições para deputados e senador já encerradas e o segundo turno para presidente e governador se aproximando, já começam as movimentações para um novo pleito para definir os integrantes da mesa diretora da Câmara de Araçatuba do próximo biênio (2019-20). O primeiro a se manifestar sobre o assunto foi o vereador Flávio Salatino (MDB). Em uma transmissão ao vivo em seu Facebook na última terça-feira (16), o emedebista disse que pretende disputar a presidência do Legislativo. Atualmente, Salatino ocupa o cargo de segundo secretário da mesa diretora.
Importância
“Queria falar uma coisinha rápida. Isso é coisa para alguns meses, ainda neste ano, chama-se presidência da Câmara de Araçatuba. Mesa diretora. A mesa diretora é muito importante para a saúde política da cidade. É dali que saem os projetos de urgência que o Executivo precisa, é o presidente que dá preferência para a tramitação de um projeto ou outro, que coloca a ordem do encaminhamento desses projetos. Não é uma mesa diretora vassala, que vai fazer tudo o que o Executivo quer”, disse Salatino.
“Dar o melhor”
Em seguida, Salatino falou que já estão surgindo em plenário nomes de vereadores que querem se candidatar para o comando da mesa diretora e irão começar suas articulações. “Saibam vocês que eu coloquei meu nome à disposição para a presidência da Câmara de Araçatuba. Porque eu acho que, quando você entra em uma situação, é para dar o seu melhor. (…) Vejo que temos que dar novos rumos sempre, para que não fique aquela coisa engessada”, afirmou Salatino.
Outros possíveis candidatos
O atual presidente da Câmara de Araçatuba, Rivael Papinha (PSB), possivelmente deverá tentar concorrer à reeleição. Além dele e de Salatino, informações dos bastidores políticos do município dão conta de que o vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM) também deseja entrar na disputa. O democrata já foi presidente do Legislativo araçatubense no biênio 1995-96 e no período 2003-08.
Márcio França
Sob o comando de seu presidente no município, José Avelino Pereira, o Chinelo, o diretório do PSB em Araçatuba realizou na noite de terça um encontro com lideranças políticas da região para declarar apoio à candidatura do governador Márcio França (PSB), que disputará o segundo turno com o ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) no próximo dia 28.
‘Enraizados na máquina’
“Nós temos que entender que o PSDB está enraizado no Estado. Estão há 24 anos. Quando o Márcio assumiu não tivemos tempo de trocar os camaradas que estão lá enraizados. O pessoal deles está todo lá na máquina trabalhando contra a gente nos corredores do Palácio (dos Bandeirantes)”, afirmou Chinelo.
Disputa é por São Paulo
Chinelo disse ainda que, no segundo turno, a Executiva Nacional do PSB deliberou que apoiará o presidenciável Fernando Hadadd (PT) nacionalmente. Porém, a sigla liberou as campanhas em estados em que disputa o segundo turno, como São Paulo, de declarar apoio aos postulantes ao Planalto. “Não estamos disputando a eleição presidencial. O eleitor que faça a opção que quiser (para presidente)”, disse o peessebista.
Comentários sobre esse post