A Coreme (Comissão de Residência Médica) da Santa Casa de Araçatuba abriu 18 vagas para as especialidades de clínica médica (6 vagas), ginecologia e obstetrícia (4), ortopedia e traumatologia (2), pediatria (4) e radiologia e diagnóstico por imagens (2). As inscrições para o processo seletivo para o preenchimento de vagas dos Programas de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba vão até 16 de novembro e podem ser feitas no site da Zambini: www.zambini.org.br.
O processo seletivo será feito em duas etapas, que estão programadas para ocorrer no dia 5 de dezembro deste ano – uma quarta-feira. A primeira parte consistirá em uma prova com 80 testes de múltipla escolha, que vai ser aplicada no período da manhã em local a ser confirmado. No período da tarde haverá análise curricular e arguição dos candidatos.
O objetivo do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba é o progressivo aperfeiçoamento profissional e científico, bem como de habilidades e atitudes do médico nas várias áreas do conhecimento, tendo em vista a capacitação e qualificação que possibilitem o desempenho ético e zeloso da profissão. A carga horária semanal é de 60 horas semanais, sendo de 80% a 90% de carga prática com atendimento de pacientes.
Segundo o coordenador da Coreme, Rafael Saad, a residência médica do hospital constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, com períodos de atividade e orientação determinados pelos supervisores pertencentes ao corpo clínico da Santa Casa.
NOVIDADE
Em fevereiro de 2019, com 32 médicos residentes nas especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, e radiologia e diagnóstico por imagem, a Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba formará a primeira turma, num total de dez médicos, dos cursos de clínica médica e pediatria, cuja duração foi de dois anos.
A partir de 2019, a duração do curso da especialidade de pediatria passa de dois para três anos em todos os programas do País, visando proporcionar formação mais completa a esses profissionais. Com as novas vagas abertas para a temporada do próximo ano, a Residência Médica da Santa Casa terá 40 médicos residentes a partir do dia 1.º de março – data do início dos cursos.
O hospital pretende ampliar em mais quatro especialidades a grade de cursos para 2020. Saad disse que a Coreme já iniciou o pedido de credenciamento para novos programas de residência médicas na instituição nas seguintes áreas: cirurgia geral (3 vagas), cardiologia (1), neonatologia (1) e medicina intensiva pediátrica (1). No entanto, a autorização ainda depende de vistoria e autorização pelo Ministério da Educação. “Acreditamos que a disponibilidade dessas vagas acontecerá apenas em 2020”, afirmou Saad.
No ano passado, 128 candidatos participaram do projeto seletivo.
Outras informações podem ser obtidas no site da Coreme: www.coremearacatuba.com.br.
Comentários sobre esse post