Essa é apenas uma das maravilhas de Maragogi, pequena cidade do norte de Alagoas, com pouco mais de 30 mil habitantes, conhecida também como o Caribe brasileiro.
Está numa localização privilegiada, a cerca de 130 km de Maceió, capital do Pernambuco. Maragogi significa “rio livre” e faz parte da Costa dos Corais, a maior Área de Proteção Ambiental (APA) da Marinha brasileira.
É o segundo destino mais procurado de Alagoas – o primeiro é a capital Maceió. Reúne algumas das mais belas praias do litoral alagoano, estando entre as principais a praia de Maragogi, Xaréu, Ponta de Mangue e Antunes (já na divisa com Pernambuco).
Cada vez mais procurado pelos turistas, tem se tornado um dos destinos mais concorridos do nordeste brasileiro.
Além das belezas naturais, que ganham um toque especial com os coqueirais, oferece aos visitantes o aconchego de confortáveis hotéis, resorts e pousadas. O clima ensolarado, propício para praia é predominante o ano inteiro. O sol sempre está lá, dando o ar da graça e a temperatura média é de 27º C. É um cenário simples, em memio a uma cidade pequena e pacarta, mas que detém uma beleza sem igual. Quem procurar Maragogi quer tranqulidade, fugir da agitação dos grandes centros e contemplar a natureza.
Um dos diferenciais é que as praiaz de maragogi, repletas de coqueiros, ganham formas completamente diferentes, quando comparadas na maré cheia e na maré baixa. Em várias delas é possível caminhar vários metros mar adentro sem que o nível da água suba muito.
ATRAÇÕES
Maragogi é famosa em todo o mundo devido às incríveis piscinas naturais, conhecidas também como Galés. Elas ficam a cerca de 6km da praia e são formadas em alto mar devido aos arrecifes de corais, por isso, só é possível chegar até elas de barco ou outros tipos de transportes aquáticos.
Além de nadar entre peixes e corais, o turista também pode mergulhar de snorke na superfície. Se quiser um pouco mais de profundidade, tem a opção com cilindros. A profundidade máxima explorada é de 5 metros e a pessoa é acompanhada por um instrutor de mergulho.
Além do privilégio da vida aquática, em terra firme, a maré baixa também modifica o cenário para e as praias ganham uma longa e bela faixa de areia, marcada pelo movimento do mar.
Os cenários, tanto ao Norte quanto ao Sul, são encantadores e praticamente desertos. As praias desertas podem ser exploradas por meio do passeio de buggy. Pela direção de Pernambuco, as praias de Burgalhau, Barra Grande e Ponta do Mangue, com suas águas azul-esverdeadas, ganham ainda a rusticidade das vilas de pescadores, com casinhas simples e jangadas coloridas cruzando o mar.
E entre uma atração e outro, o visitante pode se deliciar com a culinária local, com pratos típicos da gastronomia que é um ponto muito forte do local. Lagosta, frutos do mar e outros pratos à base de peixe estão entre os mais pedidos. O queridinho é o bolinho de goma, uma espécie de sequilho à base de manteiga e leite de coco, vendido em bares e lojinhas.
Comentários sobre esse post