A Câmara de Araçatuba aprovou na sessão ordinária realizada na noite da última segunda-feira (24), em primeira discussão, o projeto do vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM) que pretende permitir a apresentação do mesmo voto de aplauso ou de congratulações por mais de um vereador.
O democrata explica na proposta que, atualmente, o Regimento Interno do Legislativo proíbe que a mesa diretora receba mais de um requerimento sobre o mesmo assunto, incluindo a convocação de secretários, luto nacional ou pesar por falecimento, voto de aplauso ou congratulações solicitação de informações, bem como as manifestações de apoio, protesto, repúdio ou que peçam medidas de interesse público.
A propositura de Dunga tem como objetivo excluir a proibição para votos de aplauso ou congratulações por ato público ou acontecimento de alta significação, permitindo que mais de um parlamentar apresente projeto equivalente. Caso a proposta seja aprovada em segunda discussão, os votos de aplauso ou congratulações, apresentados por mais de um de vereador, serão apresentados em conjunto e anexado de acordo com a ordem de apresentação. Para Dunga, a proposta é justa e dará um valor ainda maior à homenagem pretendida.
Apenas o vereador Almir Fernandes Lima (PSDB) votou contrário ao projeto. O tucano afirmou que a proibição de mais de uma propositura sobre o mesmo assunto existe para não atrapalhar os trabalhos da Casa. Além disso, o parlamentar disse que mudança faria com que a homenagem deixasse de ser colegiada, passando a ser individual.
Dunga argumentou que acha um absurdo um colega não poder assinar um voto de aplauso em conjunto com outro, como ocorreu em um pedido feito por ele a Almir, que foi negado. Cláudio Henrique da Silva (PMN) comentou que nunca tinha visto algo semelhante em todo o tempo em que está na Casa. Almir contou que não chegou a ele o pedido do democrata. Se ocorresse, o tucano afirmou que não o negaria.
Comentários sobre esse post