Uma operação conjunta das polícias Militar e Civil da região prendeu 84 pessoas. Desse total, 12, sendo dez homens e dois menores, foram em flagrante. Das 84 pessoas, apenas cinco eram mulheres. O caso que chamou a atenção da polícia foi em Ilha Solteira, onde oito jovens e dois adolescentes foram flagrados com pés de maconha. A operação foi comandada pelo Decade (Departamento de Capturas e Delegacia Especiais), com o apoio das Delegacias Seccionais da Capital e dos Deinters (Departamentos de Polícia Judiciária do Interior).
Em entrevista coletiva realizada ontem à tarde no CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior 10), em Araçatuba, o delegado Marcelo Curi, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e o major Luiz Antônio Clarete de Araújo, coordenador operacional da PM, afirmaram que a operação foi considerada positiva, pois tirou de circulação dezenas de condenados pela Justiça.
Segundo dados informados ontem, foram cumpridos 72 mandados de prisão, mas na ocorrência, os policiais se depararam com situações de flagrante, como no caso dos pés de maconha. Também houve pessoas presas com maconha, haxixe e arma. Desses presos por mandado, 33 eram condenados por crimes, como tráfico e roubo, e 39 condenados na esfera cível, como deixar de pagar pensão alimentícia.
Participaram da operação 173 policiais civis divididos em 59 equipes e 175 policiais militares, em 63 divisões. O número de mandados que seriam cumpridos não foi divulgado. Segundo Araújo, as polícias vão continuar tentando encontrar essas pessoas procuradas pela Justiça.
Na entrevista coletiva, Curi falou sobre a situação das cadeias da região, já que todos esses presos, antes de serem transferidos a presídios, uma vez que já tinham mandado de prisão expedido contra eles, têm que aguardar vaga nessas unidades. Os presos e flagrante ficam nas cadeias.
Na região, há três delas interditadas: Lavínia, Ilha Solteira e Pereira Barreto. Com menos lugar para mandar presos, a Polícia Civil de Araçatuba pediu apoio de cadeias da região. As mulheres estão sendo levadas para Dracena, enquanto que os homens, para cadeias da região de São José do Rio Preto. A cadeia de Penápolis continua recebendo presos normalmente.
ILHA SOLTEIRA
Dez estudantes universitários, dentre eles dois adolescentes de 17 anos, foram flagrados em uma república de Ilha Solteira, com três pés de maconha.
Os investigadores da Polícia Civil foram até o imóvel que fica no Passeio Barbacena em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela polícia local e apreenderam os pés de maconha que estavam dentro de uma espécie de armário e em uma estufa.
Foram apreendidos ainda, mais de R$ 2,3 mil em dinheiro, duas placas de sinalização de trânsito, três cavaletes e um cone, uma balança de precisão, um carrinho de supermercado e um extintor.
Todos foram levados para a delegacia da cidade onde foi elaborado um boletim de ocorrência de tráfico de drogas, associação ao tráfico e corrupção de menores. Os adultos ficaram presos e seriam apresentados em audiência de custódia, enquanto os adolescentes foram apreendidos e ficaram à disposição da Vara da Infância e da Juventude. (Colaboraram Lázaro Jr. e Roni Willer)
Comentários sobre esse post