Com muita festa, música e fogos de artifício foi comemorado ontem à noite o aniversário de 26 anos da Thathilândia, a minicidade da escola SEB Thathi, em Araçatuba.
Com mais de três mil metros quadrados, a Thathilândia funciona como uma cidade real, onde existem casas, banco, ruas sinalizadas e lanchonete.
Na minicidade, os estudantes do Grupo SEB participam de eventos socioculturais, atividades recreativas, além de campanhas educativas e filantrópicas, aprendendo os conceitos e o exercício da cidadania.
O presidente do grupo SEB, Chaim Zaher, lembrou que a Thathilândia foi a primeira minicidade de toda a rede.
“Aqui foi plantada uma sementinha, que depois foi para Ribeirão, Vila Velha e outras cidades. E aqui a Thathilândia leva os nomes das minhas filhas”, lembrou, referindo-se a Thamila, Thalita, Thiciana e Thiara.
Os prefeitos de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB) e da Thathilândia, Silvio Cerizza Neto, também estiveram na festa, que teve como tema Cultura de Paz.
Borges lembrou que o Brasil terá eleições neste ano, e o assunto tratado na festa e a crise que o País passa têm conexão. Já o prefeito da Thathi-lândia comentou que foi na minicidade e na escola que ele aprendeu o que é cidadania.
Também estavam na festa o vice-prefeito Henrique Moreira Lima; a presidente da Câmara, Luiza Borges Vieira dos Santos; e os vereadores Artur Held Lima, João Pedro Magalhães Cazelato Ruy, Romeo Correa da Cruz Pacheco e Beatriz Mattar Avezum Galasini.
A Thathilândia também tem secretários de governo: Eduarda Haddad João Mandarini (Saúde); Rafael Ramos Callera (Promoção Social); Felipe Kenji Garcia Tabata (Cultura); Ana Julia Marques Cuelhar (Meio Ambiente); Pedro Martins Ferraz (Educação) e Pedro Zago Basseto (Esportes).
Antes de a festa acabar, o diretor do grupo SEB, os prefeitos de Araçatuba e da Thathilândia e o diretor da escola SEB Thathi, André Cefali, enterraram na praça central da minicidade uma cápsula do tempo, que só será aberta em 2030.
O aniversário da Thathilândia teve ainda desfile de vários alunos, da educação infantil e ensino fundamental, que mostraram aos pais presentes vários trabalhos realizados para o evento.
Dentre eles estavam instrumentos musicais e outros produtos feitos com material reciclável – a sustentabilidade foi um dos temas do desfile, junto com a educação.
Comentários sobre esse post