A Câmara de Buritama cassou o mandato do vereador Ronaldo Ramos Fernandes (PSD) por quebra de decoro parlamentar. Em sessão extraordinária, realizada no último dia 6, os vereadores foram unânimes em decretar a perda do cargo de Fernandes. O agora ex-vereador não compareceu ao Legislativo na data da votação, nem seu advogado.
Segundo o presidente da Comissão de Ética da Casa, o vereador Osvaldo Sebastião dos Santos (DEM), Fernandes gravou uma reunião entre os parlamentares e depois fez uma montagem, com a ajuda de duas pessoas de fora da câmara, para parecer como se os vereadores estivessem negociando propina para a aprovação de um projeto do Executivo que criava 27 cargos comissionados na Prefeitura.
Em seguida, o vídeo foi espalhado pelas redes sociais. De acordo com Santos, a montagem e a sua divulgação tiveram como objetivo jogar a população contra o Legislativo. “Gravar reunião não é proibido. Ele quebrou o decoro ao passar a gravação, com a montagem, para outras pessoas por meio das redes sociais”, comentou o democrata.
De acordo com o presidente da comissão, uma das pessoas que teriam ajudado Fernandes confessou, em depoimento na câmara, que colaborou na montagem do vídeo. Santos relatou que não houve nenhum tipo de cerceamento de defesa durante as apurações e que o ex-parlamentar ingressou com dois mandados de segurança para não perder o mandato, que foram indeferidos pela Justiça.
O cartório eleitoral informou à reportagem que recebeu o comunicado da cassação do mandato de Fernandes na tarde da última segunda-feira (10) e que ele foi encaminhado para despacho do juiz eleitoral. Até o fechamento desta edição, o magistrado ainda não tinha solicitado ao cartório pesquisa para saber qual suplente assumirá o cargo deixado por Fernandes. Porém, o nome do substituto deverá ser definido hoje.
ARBITRÁRIA
Fernandes falou à Folha da Região que considera a decisão da câmara arbitrária e que seu advogado vai tomar as providências cabíveis contra sua cassação na Justiça. A respeito da gravação, Fernandes disse que o áudio da negociação da propina é verdadeiro, mas que não teve participação na montagem do vídeo que foi divulgado nas redes sociais.
Comentários sobre esse post