Embora muito seja falado a respeito dos cuidados com o meio ambiente, é necessário repensar as atitudes cometidas no dia a dia e que agridem a natureza. No bairro Moradas dos Nobres, uma área verde com uma lagoa que poderia ser destinada para lazer dos moradores, está recebendo descarte de lixo irregular e preocupando pessoas que moram próximas ao local.
A estudante Rafaela Nascimento Rossato, 17 anos, conta que faz muito tempo que o local está nessa situação e que nenhuma autoridade fez algo para resolver. “Temos um ex-vereador e candidato a deputado que reside no bairro e ele nunca veio aqui ou falou de fazer algo para resolver o problema”, diz. Ainda de acordo com a estudante, os próprios moradores do bairro cometem a ação.
Além dos restos de materiais de construção descartados no local, uma capivara foi encontrada morta em meio ao lixo ali jogado. Outra preocupação de Rafaela é o plástico jogado na lagoa. “É uma falta de respeito, além de prejudicar os animais, futuramente isso prejudica os próprios rios, e assim, as pessoas”, ressalta. Vale lembrar que o material plástico leva em torno de 450 anos, de acordo com o tipo, para se decompor na natureza e que o ideal é fazer a reciclagem do produto.
Atualmente, a Prefeitura, em parceria com a Monte Azul Ambiental, realiza a coleta seletiva em toda a cidade. O bairro Morada dos Nobres recebe a coleta todas as terças-feiras entre 6h e 15h48. “Poderia ser feito um projeto ecológico, um parque, para que haja a preservação do local. Poderia ser um espaço destinado ao lazer. É necessário pensar no meio ambiente”, acrescenta.
OUTRO LADO
Em nota, a Prefeitura informa que a Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) tem conhecimento do problema citado e que realiza a limpeza do local regularmente. Acrescenta que, assim que a solicitação foi recebida, foi feito contato com a pasta, que direcionou um fiscal até a área, onde deve ser feita a limpeza nos próximos dias. A Prefeitura ainda ressalta a importância da colaboração dos moradores para manter o local limpo.
Comentários sobre esse post