Araçatuba deve receber, a partir de janeiro, uma unidade da escola bilíngue Maple Bear Canadian School. Será a primeira escola a ensinar dois idiomas na cidade nos níveis infantil, fundamental e médio. Os pais poderão acompanhar o dia a dia e a agenda escolar dos filhos por meio de aplicativo de celular, sabendo, inclusive, quais as refeições as crianças e adolescentes fizeram.
Segundo a assessoria de imprensa da rede, a escola ainda está em fase de implantação e não tem um local definido onde será instalada. O nome do franqueado, dono da unidade em Araçatuba, não foi divulgado.
A Maple Bear chegou ao Brasil em 2006, com a abertura da primeira unidade em Alphaville, São Paulo. Com sede na cidade de Vancouver, no Canadá, o conceito da rede nasceu no final da década de 60, quando o governo canadense praticamente instituiu o ensino bilíngue, por meio de um ato constitucional, denominado Languages Act.
Esse ato prevê que os cidadãos canadenses deveriam ter acesso completo a todos os serviços e órgãos do governo, seja em municípios, províncias ou na esfera federal, igualmente em inglês ou francês. As escolas estavam, então, diante de um novo e inusitado desafio: como lecionar em duas línguas? Foram anos de avaliações e estudos para concluir que o modelo de imersão era o mais eficaz. A formatação dessa metodologia e a percepção de sua relevância em diversos países ao redor do mundo deu origem a Maple Bear Global Schools, que tinha por objetivo levar esse conhecimento a crianças e jovens. Hoje, a Maple Bear, a operação no Brasil, é a mais bem-sucedida.
Em 2017, o Grupo SEB do Brasil, o mesmo da rede COC, adquiriu as operações da rede no Brasil e América do Sul, a fim de impulsionar mais o negócio e levar a excelência na educação para o máximo de crianças e adolescentes destas regiões. Desde então, mais de 25 unidades foram abertas, marcando presença em praticamente todos os estados e capitais brasileiras. Formatado no modelo de franchising, a rede possui alto potencial de geração de receita e rentabilidade devido a dois fatores principais: elevada demanda por ensino de qualidade e de nível internacional e pelo aumento da percepção, por parte dos pais e da família, de que o investimento em educação e no domínio em inglês é mais eficiente na primeira infância.
Junto a isso, as escolas da rede contribuem, também, para o fortalecimento dos laços entre países, com o intercâmbio de práticas escolares inspiradas na cultura canadense e adaptadas aos brasileiros. Com uma metragem mínima de 50 metros quadrados, todas as salas são equipadas com materiais manipulativos e livros, selecionados pela equipe acadêmica da Maple Bear, apropriada para os respectivos anos letivos.
Com investimento total inicial a partir de R$ 1,5 milhão (incluindo capital de giro), as escolas Maple Bear possuem tíquete elevado e uma taxa de fidelização acima da média, tornando-se altamente atraentes, com uma margem operacional positiva prevista a partir de 40 alunos, dependendo da infraestrutura da escola e de sua região de atuação.
Por essas e outras, só no primeiro trimestre de 2018, 12 novas escolas foram inauguradas no Brasil e a previsão é de abertura de outras 10 ao longo do ano. Até 2020, a rede deve alcançar a marca de 130 escolas em operação, marcando presença nas maiores praças de interesse por todo o país – são mais de 100 cidades-alvo por todas as regiões do País, em estados como Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Santa Catarina, e outros. Já existem unidades em cidades como Presidente Prudente, Marília, Bauru e São José do Rio Preto.
Comentários sobre esse post