Começa amanhã no Kartódromo Internacional Speed Park, em Birigui, o Campeonato Brasileiro de Kart Rotax. Os pilotos das sete categorias da Rotax, a maior comunidade de kart do mundo, entram na pista em busca do título e da vaga no Mundial deste ano.
Dentre os destaques da competição estão a catarinense Antonella Bassani, de 12 anos, que vai correr na categoria Mini Max. Ela será a única representante feminina no campeonato. A pilota tem uma grande história de superação de vida, pois se acidentou aos 7 anos em uma corrida e correu sérios riscos, mas se recuperou, deu a volta por cima e tem se mostrado uma das grandes revelações do kartismo brasileiro.
Antonella foi vice-campeã brasileira de Rotax em 2017 e disputou o Mundial do ano passado em Portugal, quando ficou em oitavo entre 36 pilotos da Micro Max. A adolescente é apadrinhada pela pilota da Stock Car, Bia Figueiredo.
Para o público da cidade de Birigui, a torcida deve ir para os pilotos da casa. Um deles é Miguel Piovan Leonardi, de 9 anos, que participou dos primeiros testes da pista quando o Speed Park Birigui ainda estava em construção e agora quer brigar pelo título nacional na categoria Micro Max. Assim como Gabriel Crepaldi, de 14 anos, que vai competir pela Rotax Max. A cidade de Araçatuba será representada por Tiago Barrancos, enquanto Andradina será representada por Mateus Cabrelli.
Outra grande curiosidade será a disputa de irmãos pelo título da categoria DD2. Leo Reis foi campeão do Sul-Americano de Rotax e da Copa Rotax desta temporada, classificando-se para o Mundial pela vaga do torneio continental. O irmão mais velho dele, Rafael, competiu em todas etapas da Copa, vencendo, inclusive, a última etapa. Ele ficou em segundo no ranking, sendo premiado com o Ticket para o Mundial.
MAIS FAMÍLIA
Outra categoria que traz uma disputa familiar é a DD2 Masters, entre pai Munir e filho Michel Aboissa. Este um dos grandes favoritos, tanto na categoria DD2 Masters, quanto na Max Masters, sendo atual campeão do Brasileiro de Rotax em ambas.
Ele conquistou a Copa Rotax na Max Masters e o Sul-Americano de Rotax na DD2 Masters deste ano, garantindo sua vaga para o Mundial. Embora queira vencer novamente o campeonato, Michel Aboissa também vai torcer para que seu pai, Munir, triunfe na categoria e conquiste a vaga também.
Além das histórias nacionais, o campeonato também vai receber sete pilotos da América Latina nesta temporada, sendo três paraguaios, dois argentinos e dois peruanos que, inclusive, também são pai e filho: Mundy e Patrick Loyer Aboiser. Eles não competem na mesma categoria.
Os treinos oficiais começam hoje, seguidos das classificatórias amanhã e das pré-finais e grandes finais no sábado (8). A entrada no kartódromo é gratuita.
Comentários sobre esse post