Falar em suicídio ainda é um tabu na sociedade atual, apesar de o número de ocorrências desse tipo estar aumentando de maneira assustadora em todo o mundo, envolvendo jovens, adultos e até mesmo crianças.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. Por ano, são 800 mil suicídios, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
No Brasil, a cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida. Uma média de 32 suicídios por dia. O suicídio mata mais do que a Aids e muitos tipos de câncer no País, é o que apontam dados do CVV (Centro de Valorização da Vida).
Para chamar atenção da população para o grande número de suicídios, o mês de setembro foi instituído mundialmente como o período para sensibilizar e conscientizar sobre o tema. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Criado em 2015, o “Setembro Amarelo” traz à tona a necessidade dessa questão receber atenção e ações por parte das famílias, instituições educacionais, poder público e da mídia, pois já se trata de um problema de saúde pública.
Comentários sobre esse post