A campanha feita pela família do administrador de empresas Thiago Marini Wilfer, 34 anos, natural de Guararapes, que precisa de transplante de medula óssea, fez com que a procura pelo cadastro de doadores no Hemocentro de Araçatuba crescesse muito.
Devido a isso, a partir de segunda-feira (20) a entidade passará a limitar o atendimento, com a distribuição de 40 senhas diárias aos interessados em fazer o cadastro para doação. Neste sábado (18), o Hemocentro estará aberto apenas para os doadores de sangue e não fará cadastro de doadores de medula óssea.
Em nota distribuída à imprensa, o diretor do Hemocentro, o médico Wolney Gois Barreto, explica que a entidade quer atender todos interessados em fazer o cadastro, mas para organizar o fluxo terá que distribuir senhas a quem procurar o serviço. “Estamos na torcida para que tudo dê certo para o Thiago e sua família, mas pedimos compreensão em relação ao atendimento”, explica.
Outra medida adotada para facilitar o atendimento aos interessados em participar da campanha será uma coleta externa, prevista para o próximo dia 29, em Guararapes.
CAMPANHA
Apesar de ser natural de Guararapes, Wilfer mora em Sorocaba. Diagnosticado com leucemia em janeiro de 2017, ele recebe ajuda de milhares de pessoas nas redes sociais para encontrar um doador de medula óssea.
A campanha foi iniciada em junho pela esposa do paciente, Marina Wilfer, a qual já tem mais de 15 mil compartilhamentos, 5 mil curtidas e 3 mil comentários.
Em entrevista ao site G1, o administrador de empresas contou que chegou a se curar da doença no ano passado, após tratamento, mas exame feito em junho apontou que ela havia voltado e a cura só é possível com um transplante, segundo a equipe médica.
CADASTRO
Podem se cadastrar como doador de medula óssea pessoas entre 18 e 55 anos de idade que estejam em bom estado geral de saúde e não tenham doença infecciosa ou incapacitante.
A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e o procedimento leva em torno de 90 minutos. Em 15 dias a medula do doador se recompõe.
Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana após a doação.
Comentários sobre esse post