A Câmara de Araçatuba aprovou três requerimentos de informações oficiais durante a sessão da última segunda-feira (13). Entre eles, um de autoria do vereador Denilson Pichitelli (PSL), que quer saber quais são os critérios utilizados pela TUA (Transporte Urbano Araçatuba) para o uso da porta de acessibilidade para embarque e desembarque de passageiros. O parlamentar decidiu fazer o questionamento ao prefeito Dilador Borges (PSDB) após uma usuária do transporte público coletivo levar uma reclamação ao seu gabinete.
Reclamação
Ela relatou ao vereador que tem dificuldades em se locomover por causa de um tratamento médico que está fazendo no joelho. Porém, a empresa não estaria permitindo que ela use a porta de acessibilidade. A TUA alega à usuária que a porta é exclusiva para deficientes que usam cadeira de rodas. A mulher já registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e também feito reclamação na Ouvidoria da prefeitura. No entanto, a proibição continuaria.
UTI Móvel
Outro requerimento aprovado foi apresentado pelo vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM), que solicita informações a respeito do valor pago por quilômetro rodado à empresa que presta serviços de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Móvel na cidade ou para o transporte para outros municípios.
Febre Maculosa
Por fim, foi aprovado requerimento da parlamentar Beatriz Nogueria (Rede) sobre notificações de casos da doença Febre Maculosa Brasileira no município. Além dos dados de ocorrência da doença em Araçatuba, a parlamentar quer saber se e existe uma previsão da Secretaria de Saúde em promover alguma ação para orientar a população sobre a doença. Ela também questiona a existência ou não de controle da população de capivaras em Araçatuba. A doença é transmitida por carrapatos encontrados em animais de grande porte, principalmente, em capivaras.
Prazo
Após o recebimento dos requerimentos, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), tem prazo de 15 dias para respondê-los.
Palestra
O professor doutor Bráulio Porto fará hoje, a partir das 14h, uma palestra a respeito do programa Escola Sem Partido, que tem como objetivo impedir a doutrinação político-partidária nas escolas. O evento ocorrerá no Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), em Araçatuba, e tem como público professores, educadores e interessados. A reunião será direcionada apenas para convidados.
Projeto
Um projeto que pretende implantar o programa na rede municipal de ensino está tramitando na Câmara de Araçatuba. Ele é de autoria do vereador Lucas Zanatta (PV).
Perda
Morreu no último domingo (12), aos 79 anos, o ex-prefeito de Nova Independência (1970-73) José Geraldo Sobrinho. Ele foi o segundo prefeito do município. Sobrinho faleceu na cidade de Nova Andradina (MS), deixando a esposa Aparecida Marin, os filhos João, Sérgio e Cláudio; noras, netos e bisnetos.
Comentários sobre esse post