A partir do dia 20, a Secretaria Municipal de Cultura de Penápolis promove a 5º Semana de Museus com uma programação especial como oficinas, palestras, shows, teatro, feira de artesanato, entre outras atrações culturais. O evento vai até o dia 25 de agosto e acontece em diversos horários.
A cidade de Penápolis tem quartos-museus e essa semana irá trabalhar em cima da temática de cada um. O Museu do Folclore tem obras de artistas da cidade mesmo, mas, também, de artistas internacionais, que exploram a cultura folclórica e espontânea. Já o Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” conta toda história de Penápolis, com fotografias referentes aos índios caingangues, objetos da estrada ferroviária, entre outras coisas.
A primeira casa de Penápolis, chamado Museu de São Francisco tem obras sobre o santo padroeiro da cidade, São Francisco de Assis. No museu contém quadros, esculturas, todos com referência ao padroeiro. Já o famoso Museu do Sol foi inaugurado em 1972, e se dedica a arte primitiva, com quadro, esculturas e gravuras. O museu é considerado o mais importante no mundo nesse ramo. No decorrer da semana, os museus ficarão abertos ao público durante o dia e também a noite, com entrada gratuita.
Programação
A cerimônia oficial de abertura acontece na Praça Nove de Julho, às 20h, com a apresentação do Grupo Quinteto de Metais Musicali, mas a partir das 8h, os quartos-museus já estarão abertos para a visitação. Na terça-feira, dia 21, começarão as oficinas. A primeira a ser ministrada será a de Percussão, “A Diversidade Rítmica na América, seus Instrumentos e Criatividade”, com o orientador, Daniel Freitas.
Já na quarta, dia 22, está programada para acontecer a oficina de confecção de peso de porta em tulipas, no Sala de Oficinas do Museu do Folclore, do Centro Cultural Dr. Bráulio Sammarco. As oficinas continuam até a sexta-feira, com tudo gratuito. Para se inscrever, os interessados devem comparecer ou telefonar na Secretaria de Cultura.
A programação também conta com um ensaio aberto da peça teatral “Fuligem”, da Companhia Alternativa de Teatro, que faz alusão a fuligem da cana de açúcar. O encerramento do evento acontece na Praça Nove de Julho, com um encontro de DJs.
Além dessas atrações culturais, a Feira de Artesanato dos produtores de Penápolis estará montada na praça Nove de Julho ao longo de toda a semana com a comercialização de produtos, como crochê, bordados, entre outros artesanatos.
Segundo o Secretário de Cultura, Luiz Colevatti, a semana tem o objetivo de promover a visitação do público aos museus e também fomentar e resgatar essa cultura de visitação, para que a população conheça a história da cidade. Mas, também, tem o intuito de que Penápolis possa atrair, cada vez mais, turistas para seus museus. Ele ainda conta que Penápolis está disputando o título de Município Turístico, pois a cidade tem um número considerável de museus. “Nas outras edições, os penapolenses compareceram em peso, com uma participação expressiva nas oficinas realizadas”, lembra Luiz.
A 5º Semana de Museus é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura Penápolis com o apoio da Viana Diversões e Poiesis Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.
Comentários sobre esse post