O Ministério Público de Araçatuba abriu inquérito civil para averiguar possíveis irregularidades em repasses de recursos da prefeitura para o IVVH (Instituto de Valorização à Vida Humana), que é responsável pela prestação de serviços na área de assistência social no município. A entidade assumiu os trabalhos no setor em fevereiro deste ano, no lugar do IAS (Instituto Apoio Social). A coluna apurou que o inquérito está na fase inicial, com a solicitação de informações.
Dilador e prefeitura
Como representados no inquérito estão a Prefeitura de Araçatuba e o chefe do Executivo Dilador Borges (PSDB). No campo assunto estão entre os tópicos: improbidade administrativa, dano ao erário e desvio de recursos.
‘Que seja apurada’
A Prefeitura de Araçatuba disse em nota que recebeu a informação sobre a denúncia por meio de ofício da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Araçatuba sobre a instauração de inquérito civil acerca do processo que culminou com a contratação do IVVH. “A administração foi questionada se tinha intenção de apresentar alguma contestação. Porém, a postura da administração é a de que se houver denúncia, que ela seja apurada”, afirmou o município em nota.
Kim e Arthur do Val
O coordenador nacional do MBL (Movimento Brasil Livre), Kim Kataguiri, que é candidato a deputado federal pelo DEM, e Arthur do Val do canal do Youtube “Mamãe Falei”, que é candidato a deputado estadual pelo mesmo partido, estarão hoje em Araçatuba. Além de palestrarem sobre os temas “A importância da participação política na sociedade” e “Liberalismo e Conservadorismo”, os dois vão receber o título de Membros Honorários do Ilan (Instituto Liberal da Alta Noroeste). O evento será a partir das 17h no Mariá Plaza Hotel.
Não se viabilizaram
Com a realização das convenções partidárias, algumas das pré-candidaturas na região acabaram não se confirmando. A vereadora araçatubense Beatriz Nogueira (Rede), por exemplo, declinou de sua candidatura ao Senado durante a convenção de sua legenda. Pelo PSL, dois nomes chegaram a ser cogitados na fase de pré-campanha: o do empresário Rodrigo Andolfato a deputado federal e do sindicalista Mauro José a deputado estadual – possíveis candidaturas que também não se confirmaram.
Em tempo
Falando ainda em candidaturas que acabaram não se viabilizando, pouco tempo depois do término da gestão do ex-prefeito Cido Sério (PRB), muito se falou de uma possível candidatura do vice-prefeito do governo anterior, o apresentador Carlos Hernandes (MDB), a deputado. Porém, ele também não será candidato nas eleições deste ano.
Liminar
O ex-prefeito Cido Sério, que é candidato a deputado federal, conseguiu na Justiça Eleitoral uma liminar (decisão provisória) para que o Facebook retire do ar uma postagem considerada ofensiva à sua honra, feita por um usuário da rede social. Essa pessoa publicou fotos do ex-chefe do Executivo segurando uma vassoura e uma pá com legenda que, segundo a Justiça Eleitoral, extrapolou os limites dos direitos à liberdade de expressão e à crítica.
Comentários sobre esse post