O Governo do Estado publicou decreto que cria o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Cirúrgico de Penápolis. A autorização para a instalação do serviço foi assinada pelo governador Márcio França (PSB), em 30 de junho, durante visita ao município para inauguração do câmpus do curso de medicina da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis).
O decreto foi publicado na terça-feira (7) e cita que o AME de Penápolis será subordinado à Coordenadoria de Serviços de Saúde. Serão oferecidas consultas, exames de apoio diagnóstico e cirurgias ambulatoriais.
O objetivo é agilizar os resultados, além da melhoria da qualidade dos serviços prestados a pacientes de unidades de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde), no âmbito da área de abrangência. A publicação cita ainda que a partir da criação do AME a Secretaria de Estado da Saúde tomará as providências necessárias para a implantação dos serviços a serem prestados no futuro ambulatório de Penápolis.
PROMESSA
A instalação de um AME na cidade foi promessa de campanha para o segundo mandato do prefeito Célio de Oliveira (PSDB). No início de 2016, o município recebeu a visita de técnicos do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba para conhecer a área reservada para a instalação do serviço.
O imóvel localizado na estrada Irmãos Buranello tem 4.212,78 metros quadrados e foi escolhido pela localização, considerada estratégica devido ao fácil acesso pela rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). Apesar de o prefeito afirmar que a questão técnica estava aprovada e dependia de recursos financeiros do Estado para a instalação do serviço no município, com a eleição do prefeito Dilador Borges (PSDB), em Araçatuba, no final de 2016, a cidade também passou a pleitear a instalação do AME Cirúrgico.
Em visita a Araçatuba logo após assumir o governo, em 14 de maio, França comentou que caberia aos prefeitos decidirem qual cidade ganharia o serviço. Porém, em visita a Penápolis menos de dois meses depois, ele assinou a autorização para a implantação do AME no município.
Comentários sobre esse post