O sinal analógico de TV aberta será desligado em 28 de novembro deste ano em 37 cidades da região de Araçatuba. Após essa data, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital. Na quinta-feira, a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar o processo de digitalização da TV no Brasil, vai promover o Acordo de Cooperação com as prefeituras da região. Na ocasião, a entidade irá esclarecer todos os detalhes desse processo e do início da distribuição de kits gratuitos que deve começar nos próximos dias.
Famílias de baixa renda, como aquelas inscritas no Cadastro Único, podem obter gratuitamente o conjunto de equipamentos, composto por antena, conversor de sinal e controle remoto. Para saber se tem direito a receber o kit, sem custo, e para fazer o agendamento de retirada do aparelho, o cidadão pode acessar o site Seja Digital (www.sejadigital.com.br), ou ligar para o 147.
Na cidade de Araçatuba, estão disponíveis seis canais de TV abertos já em transmissão digital: SBT Interior (canal 7.1), Band Paulista (7.1), Record TV Rio Preto (13.1), TV Tem Rio Preto (26.1), Rede Vida (39.1) e TV Canção Nova (49.1).
Para assistir a TV Digital aberta, primeiro é preciso saber se possui um televisor de LCD, LED ou plasma e se ele foi fabricado após 2010. Caso ele tenha sido fabricado depois de 2010, é bem provável que ele já possua o conversor digital embutido no televisor. Neste caso, basta conectar uma antena UHF no televisor e fazer a busca de canais.
Se o aparelho não tiver o conversor embutido, será preciso conectar um conversor de TV Digital aberta nele. A instalação é muito simples: basta conectar o conversor e o televisor por meio de um cabo HDMI, que geralmente é fornecido com o conversor de TV Digital.
Caso o televisor tenha várias entradas HDMI, é possível conectar o conversor em qualquer uma delas.
No caso de TVs de tubo, mais antigas, também há a necessidade de um conversor digital, porém esses aparelhos não têm entradas HDMI. Sendo assim, o conversor precisa ser ligado nas entradas AV (áudio e vídeo).
De acordo com a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações), o desligamento do sinal analógico em uma cidade só ocorre quando o sinal digital atinge, ao menos, 93% dos domicílios daquele município. Há, no entanto, uma margem de erro de três pontos percentuais.
Até o fim deste ano, 1,3 mil cidades já devem estar com o sinal analógico desligado, estima o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Comentários sobre esse post