O cantor Davi Makuin lançou, no último domingo, dia 5, o clipe da música “Deboismo”, da qual ele mesmo compôs a letra e a canção, produziu e fez os devidos arranjos. A canção faz parte do primeiro álbum de Makuin, o “Ano Novo, Velhos Hábitos”, que será apresentado ao público em outubro. A gravação foi feita toda em Araçatuba e ainda conta com a participação de atletas e artistas de parkour.
O interesse em gravar um clipe surgiu há pouco tempo, como a intenção de cativar cada vez mais o público para a sua música e de também ampliar o seu conteúdo musical. Makuin relata que acabou percebendo que as pessoas preferem a interação entre a canção e o vídeo, o que o motivou ainda mais.
A partir daí, Davi e o diretor do clipe, Thiago Mosaico começaram a montar e escrever o roteiro, dando vida à obra. Eles queriam algo que representasse bem a cidade de Araçatuba, mas que também tivesse um diferencial.
Assim, convidaram atrizes e atletas para compor o elenco.
Segundo Davi, foi gratificante gravar com artistas e atletas, pois a entrega de todos foi essencial para que saísse um resultado de qualidade. “O resultado foi excelente, tanto que não íamos conseguir fazer o clipe sem os artistas”, conta. O elenco foi composto pelos atores Andrew, Kenzo Kondo, André 411 FMX e pelas atrizes Bia Martins e Fer da Mata.
Ele trabalhou em cima do material por aproximadamente 10 meses, em seu próprio estúdio, contando com a colaboração de alguns amigos do meio artístico, como o mixador, Iran Marcius e o produtor, David Nunes, para que pudesse terminar a produção do clipe o quanto antes. O clipe ainda contou com a direção fotográfica de José Luis Py.
Letra
A letra foi composta por Davi, que tem o objetivo de passar a mensagem da pessoa que “fica de boa”. “Escrevo o que eu gostaria de passar, para que as pessoas nunca confundam uma pessoa ‘Deboista’, que gosta de ficar de boa, com uma pessoa fraca, boba ou acomodada e que de certa forma, flerta com a quebra de paradigmas e até mesmo, com o bullying”, explica.
Ele conta que o público tem se identificado bastante com a mensagem que a música passa. “Muito intensa e satisfatória. Muita gente se identificando com nossos ideais.”
O Rap é o estilo predominante na canção, que significa ritmo e poesia, quando traduzida para o português, e para o letrista, é a capacidade de transmitir uma ideia transformadora através da música. “Eu tentei buscar a forma mais fácil de transmitir a mensagem, para que todo o público compreendesse. Meu Rap é de mensagem.”
Para ele, a oportunidade de gravar um vídeo clipe é algo mágico e todo artista deveria passar por esse processo.
“A mensagem que fica é que com força de vontade, comunhão dos amigos e profissionais altamente envolvidos e motivados, é possível realizar esse sonho.”

Comentários sobre esse post