A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo antecipou o início da campanha de vacinação contra paralisia infantil (poliomielite) e sarampo. Em todo o estado, a vacinação começa amanhã (4) com um Dia D extra.
Cerca de quatro mil postos de imunização fixos e outros 300 volantes estarão abertos nos municípios das 8h às 17h neste sábado. A campanha será realizada até o dia 31 desse mês, com vacinas disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A previsão do governo estadual é vacinar, durante toda a campanha, 95% do público-alvo, formado por 2,2 milhões de crianças.
O início da ação estava previsto para segunda-feira, dia 6, data definida pelo Ministério da Saúde para o início da campanha em todo o País. A secretaria afirmou que decidiu antecipar para um sábado para facilitar que os pais e os responsáveis levem as crianças aos postos de saúde.
A imunização contra a poliomielite é composta por três doses da vacina administradas aos 2, 4 e 6 meses, sendo necessários dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A vacinação contra o sarampo é feita por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses.
O Brasil tem 1.053 casos confirmados de sarampo em 2018. Atualmente, enfrenta dois surtos da doença, em Roraima e no Amazonas, onde os casos em investigação já passam de 4 mil. O País não registra casos de poliomielite desde 1990.
Comentários sobre esse post