Matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo, na última sexta-feira (13), diz que a defesa do pré-candidato a governador João Doria (PSDB) errou ao identificar o presidente do PSB em Araçatuba, José Avelino Pereira, o Chinelo, que é também secretário especial da Executiva estadual do partido, como um dos manifestantes que protestaram contra o tucano em Santos, no último dia 29 de junho. O ex-prefeito de São Paulo fez duas queixas-crimes na semana passada citando 13 pessoas que teriam cometido injúria e difamação por terem dito que ele era “mentiroso” e “enganador”, durante uma visita de Doria a Santos. Um vídeo é utilizado como prova.
Erro
Chinelo foi identificado erroneamente como um manifestante segurando um microfone. O erro foi descoberto pela reportagem da Folha de São Paulo. A defesa de Doria vai fazer um aditamento para consertar a informação, porém, disse ao jornal que continuará mantendo como autores da suposta injúria e difamação Chinelo e seu filho, Igor Pereira, pois os dois seriam donos da empresa supostamente proprietária do caminhão com caixas de som usado na manifestação.
Não encontrou
A coluna não conseguiu entrar em contato com Chinelo até o fechamento desta edição. As ligações feitas pelo Periscópio no celular do pessebista não foram atendidas. Seu partido tem como pré-candidato ao governo estadual o atual chefe do Executivo paulista Márcio França. Nas redes sociais, Chinelo não esconde sua antipatia por Doria.
Na Francal
O prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) visitou os estandes de Birigui na 50ª Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios), que acontece até amanhã no Expô Center Norte, em São Paulo. O polo calçadista do município é representado por 44 empresas. O petebista foi recepcionado na feira pelo presidente do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Samir Nakad. Eles estiveram com o presidente licenciado da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, que é pré-candidato a governador pelo MDB.
Protocolizados
Ainda falando sobre Birigui, o vereador José Fermino Grosso (DEM) protocolizou a denúncia de possíveis irregularidades em contrato entre a prefeitura e a empresa Mitra na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e no Ministério da Defesa. A firma é responsável pelos serviços que têm como objetivo transformar o município em uma “cidade inteligente”. Entre outros trabalhos, a Mitra realizou o georreferenciamento para atualizar os valores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Alegações
O democrata já havia protocolizado a denúncia no Ministério Público, que abriu inquérito para averiguar as informações, e no TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). Entre outras supostas irregularidades, Fermino diz que para realizar o serviço de aerolevantamento é necessário que a empresa responsável tenha sido homologada pela Anac, com a anuência do Ministério da Defesa, o que não seria o caso da Mitra. A prefeitura e a empresa negam as acusações do parlamentar.
Comentários sobre esse post