O Biriguiprev (Instituto de Previdência do Município) apresenta hoje cálculo atuarial, que mostrará a condição atual do regime próprio de previdência dos servidores municipais e as necessidades futuras da instituição. O evento será na Câmara de Birigui, a partir das 15h. O déficit atuarial do Biriguiprev é alvo de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) no Legislativo, cujos integrantes foram convidados a participar da apresentação.
Além deles, foram chamados para participar do evento os conselheiros do Conselho Fiscal, Deliberativo e Gestor do Biriguiprev, secretários municipais e representantes do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). O evento será aberto ao público, em especial, aos segurados do instituto.
Segundo a prefeitura, o cálculo atuarial é obrigatório e é realizado no início de cada exercício. Ele pesquisa e avalia diversas variáveis, como o valor de mercado dos ativos, expectativa de aumentos salariais dos participantes no fundo, expectativa de aumentos dos pensionistas e expectativa dos retornos futuros dos ativos do fundo, entre outros.
De acordo com o município, são avaliados ainda o valor dos benefícios atuais e dos que serão concedidos, as idades dos beneficiários, o índice médio de evolução salarial e a tábua de sobrevivência. Por meio do cálculo atuarial, o instituto determinará quanto será a contribuição dos órgãos e dos servidores para garantir o pagamento dos benefícios contidos na lei.
Comentários sobre esse post