Desde que o aplicativo Uber começou a funcionar em Araçatuba, em março deste ano, quem optou por utilizar o serviço gostou das opções de preço e praticidade. Só que, na última semana, motoristas da Uber perceberam a chegada e aumento de clandestinos, em Araçatuba.
Muitos motoristas, que utilizavam uma luz no painel se identificando como Uber, abordavam as pessoas na rua, principalmente do lado de fora do recinto da Expô e ofereciam o transporte. Quando o passageiro questionava sobre o aplicativo, esses motoristas diziam que não valia a pena acionar, porque o valor que seria cobrado não compensaria para ele.
Muitos desses passageiros usaram grupos de redes sociais para reclamar. As queixas também chegaram à redação da Folha da Região.
De acordo com a página da empresa Uber, o valor mínimo para uma “corrida” em Araçatuba é R$ 5. Nesse valor está incluído o preço-base, preço por quilômetro, por minuto e o custo fixo.
A estudante Ingrid Mieko contou que, na semana passada, estava trabalhando na Expô quando decidiu chamar um carro da Uber para voltar para casa. “Peguei um Uber, o cara perguntou meu destino e o valor que tinha dado a corrida, e começou a falação, dizendo claramente que queria cancelar a corrida por conta do valor que era abaixo do que ele cobraria e milhares de reclamações”, relatou em uma rede social.
Segundo ela, o valor normal da Expô para a casa dela, que é no Jardim TV, é em média, R$ 10, mas em horários de pico, o preço subia para R$ 43 no aplicativo. Depois dessa experiência, ela não usou mais a Uber para voltar pra casa. Ingrid contou que já foi abordada por motoristas com luminária da Uber, que ofereceram preço fechado para levá-la até onde mora. Mas não aceitou, porque prefere a confiança do aplicativo.
De acordo com a assessoria de imprensa da Uber, a empresa trabalha somente via aplicativo. Assim, motoristas que dizem ser da empresa, ainda que com luminárias Uber, não devem ser acionados sem ser por meio do aplicativo.
A empresa explica que os passageiros que se sujeitarem a embarcar em veículos fora do aplicativo, não terão como questionar o serviço posteriormente. Isso porque, todos os motoristas que operam pela Uber, são cadastrados e possuem uma ficha com todas as informações. Caso haja algum acidente, por exemplo, o passageiro está segurado e pode ser indenizado.
Outra situação é quando o passageiro esquece algum objeto no carro, por exemplo. As corridas ficam registradas no aplicativo, sendo possível entrar em contato com o motorista.
Sobre a situação relatada pela estudante, na qual o motorista reclamou do valor, a Uber informou que ela pode registrar uma reclamação e, dependendo do caso, o condutor pode até ser descredenciado. A empresa não informou quantos motoristas estão cadastrados, nem se algum já foi descredenciado, em Araçatuba.

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