O número de acidentes com escorpiões registrado somente no primeiro semestre deste ano, em Araçatuba, já ultrapassa o ano passado inteiro. Nos primeiros seis meses de 2018 foram 565 casos contra 502 ocorridos nos 12 meses de 2017, um aumento de 124%.
Raphael Ferraz, de 25 anos, foi uma das vítimas. Há dois meses o auxiliar jurídico foi picado enquanto dormia. “Era umas duas horas da manhã. Senti que algo tinha picado a minha mão. Achei que era uma abelha, aranha ou até mesmo uma agulha. Nunca imaginei que pudesse ser um escorpião, já que a casa é nova e não há entulhos ou acúmulo de materiais no quintal”, explica ele, que recebeu atendimento médico e foi liberado no mesmo dia. Na mesma semana, Ferraz encontrou mais dois escorpiões dentro de casa.
Além dos ataques, crianças morreram vítimas do veneno do animal peçonhento nos últimos dois anos. Em setembro do ano passado, uma menina de 4 anos de idade foi picada por um escorpião quando voltava de uma igreja, no bairro Santa Luzia, na companhia da mãe. Ela recebeu atendimento médico, mas não resistiu. Em abril deste ano, outra menina, de 5, foi picada enquanto brincava na casa da avó, no Jardim Atlântico. Ela chegou a ficar hospitalizada, mas também não resistiu.
Por semana, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Araçatuba) recebe, em média, 30 ligações de moradores que encontraram o animal em casa. “As pessoas ligam informando que acharam o escorpião, a gente passa as primeiras orientações por telefone e, em seguida, já enviamos uma equipe de agentes até o endereço para recolher o animal.
No mesmo dia, é feita uma vistoria no local e também no quarteirão onde ele foi capturado”, explica a coordenadora do CCZ, Célia Taiacol, ressaltando que o número de notificações aumenta principalmente no verão, época de maior proliferação.
De acordo com ela, é importante que o morador ligue no CCZ imediatamente, e não tente fazer contato com o animal para evitar acidente. O telefone do centro é o (18) 3636-1180.
Após a morte da criança, no ano passado, na época, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, convocou reunião de emergência com representantes de secretarias municipais e da Câmara Municipal. Durante a reunião, foi criada a campanha “Escorpião? Aqui Não!”. Desde então, foi intensificado o controle e o trabalho de conscientização que já é realizado diariamente pelo CCZ.

Comentários sobre esse post