Inverno e período de férias escolares sempre são uma época em que os estoques dos bancos de sangue costumam diminuir em todo o Brasil. De acordo com o Hemonúcleo de Araçatuba, o estoque de sangue do tipo O-, o doador universal, está muito baixo.
Segundo a responsável pelo setor de comunicação social do Hemonúcleo, Aline Durant, uma média de 30 a 40 pessoas estão doando sangue diariamente nesta semana, mas a tendência é que esse número diminua com o avanço do frio.
No banco de sangue do Hospital da Unimed, o captador de doadores Gilson Cirino informou que o estoque estava normalizado por causa do apelo para doações ao pequeno Matheus, que faleceu anteontem. O menino tinha leucemia e a família se mobilizou para conseguir doadores de sangue e também tentar encontrar algum doador de medula compatível. No entanto, Cirino disse que a tendência é que o estoque e o número de doadores diminua neste mês.
Para doar sangue deve-se respeitar os seguintes requisitos: ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50 quilos; aguardar entre 6 a 12 meses após fazer tatuagem; nunca ter usado drogas ilícitas injetáveis; aguardar um ano após a cura de alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível); evitar ingestão de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação do sangue.
O Hemonúcleo de Araçatuba fica na avenida Arthur Ferreira da Costa, 330, Aviação. Já o banco de sangue do Hospital da Unimed fica na rua Gaspar de Lemos, 2, Alvorada.
Comentários sobre esse post