O corte de uma árvore de grande porte na calçada de um terreno no bairro São Vicente, em Araçatuba, causou grande repercussão. Imagens dos troncos e galhos deixados no local estão circulando pelas redes sociais, e chegaram à Folha da Região por meio de um defensor do meio ambiente. Segundo a prefeitura, a erradicação da árvore não foi autorizada.
A reportagem foi ao local na tarde de terça-feira (10) e encontrou vários galhos e troncos espalhados pela calçada, impedindo a passagem de pedestres. No tronco da árvore havia cinzas.
O terreno onde ela estava plantada fica em frente a uma igreja oriental, e no quarteirão seguinte está instalada uma entidade assistencial que serve refeições a moradores de rua. No local também há outra árvore de grande porte.
Segundo um morador próximo, o corte da espécie havia ocorrido cerca de 15 dias antes, feito por equipe do Corpo de Bombeiros. Ele informou que os bombeiros foram chamados porque alguém colocou fogo no tronco da árvore, que foi parcialmente queimado, havendo risco de queda.
A reclamação dele é com relação à sujeira deixada no local, que não foi limpo após a erradicação da árvore. Antes mesmo do corte, diz, era comum pessoas jogarem lixo na calçada, problema que foi denunciado na coluna Disque-Folha. Há uma placa improvisada pendurada na outra árvore pedindo para não jogar lixo no local. “Para nós, foi até bom que cortaram essa árvore, pois fazia muita sujeira. Quem sabe agora eles não cortam a outra também”, argumentou.
A reportagem questionou a prefeitura. Por nota da assessoria de imprensa, a administração informa que além de não ter autorizado o corte, mandou uma equipe vistoriar o local ainda na terça-feira. O proprietário do imóvel será notificado sobre o corte, e um boletim de ocorrência seria registrado.
A Folha da Região também entrou em contato com o Corpo de Bombeiros perguntando sobre o corte da árvore. A corporação informou que somente realiza podas e cortes de árvores em casos de emergência, onde há o risco iminente à vida.
Comentários sobre esse post