Os amantes das orquídeas terão um espaço dedicado todinho para eles na 59ª Exposição Agropecuária de Araçatuba. De hoje até o dia 15, a partir das 10h, haverá exposição e também venda das plantas dentro do recinto.
Organizado pelo Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) o espaço Agro Siran vai oferecer cerca de 30 amostras de diferentes espécies de orquídeas e mais de 300 plantas para venda. Também haverá a comercialização de acessórios específicos para o cultivo, adubos, substratos e inseticidas naturais.
Entre os destaques, está a Gramatophyllum speciosum, tida como maior espécie de orquídea do mundo. Além das apaixonantes Cattleyas walkerianas, micro-orquídeas e várias outras raras de sua coleção.
Luiz Henrique Felisberto Garcia, de Rio Claro, será um dos expositores. Ele trabalha no ramo há 11 anos. Antes disso, cultivava orquídeas como um hobby, mas a paixão cresceu tanto que resolveu abrir uma loja especializada.
O empresário explica que cultivar a planta tem um significado especial. “Elas são muito importantes para minha vida, porque mudaram minha maneira de ser, com o desafio de fazê-las viver. Porque, às vezes, pego uma mudinha quase morrendo, cuido, faço ela voltar a florir e isso me traz satisfação”, explica.
Além de comercializar, Garcia também coleciona espécies raras e acredita que os colecionadores desempenham papéis importantes para a preservação da espécie. “Existem plantas com dificuldades para reprodução, então eles são válidos por causa disso, porque ajudam para a não extinção”, afirma.
Dentre as espécies mais procuradas no momento, ele destaca que as mais pedidas são as micro-orquídeas, que ocupam pouco espaço e têm raízes pequenas.
MANEJO DELICADO
A orquídea é uma das plantas mais desejadas pelos apaixonados por flores. De beleza singular, chama a atenção pelo colorido, pela formação exótica e, em alguns casos, pela raridade.
Mas a delicadeza é sua principal característica. Devido a isso, exige manejo adequado para o cultivo. Garcia explica que as orquídeas floridas devem ser molhadas apenas uma vez por semana, nunca devem ter água parada no vaso e nunca devem ficar ao sol das 12h às 14h.
Comentários sobre esse post