Retomando o assunto sobre o encerramento do primeiro semestre deste ano, em relação à gestão do atual prefeito Dilador Borges (PSDB), fontes dos bastidores políticos do Paço Municipal relataram bastante entusiasmo com os últimos seis meses que passaram, por conta da quantidade de obras e benefícios que foram realizados e pelos projetos que estão previstos até o fim deste ano. Elas disseram que, até dezembro de 2018, a estimativa é de investimentos de mais de R$ 30 milhões só em infraestrutura. As fontes do Periscópio na Prefeitura destacaram que esses feitos estão ocorrendo em tempos de crise econômica e que o “tempo de sofrimento” de um ano e meio da atual administração parece estar chegando ao fim e que agora deverá começar o “tempo da colheita”.
Ficou para trás
Curiosamente, o clima no fim de 2017 era completamente diferente, na Prefeitura de Araçatuba. O governo Dilador tinha acabado de sofrer seu maior desgaste, por conta da aprovação do aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para este ano na Câmara, como citado na coluna do último domingo (8). Na ocasião, os aliados também reclamavam que faltava diálogo com o Executivo e queriam ver obras sendo realizadas. Era uma situação bem diferente do encerramento do primeiro semestre deste ano.
‘Perderam discurso’
Uma das fontes da coluna no Paço Municipal brincou ao dizer que a oposição – se é que ela ainda existia de fato – perdeu seu discurso e teria que reclamar do prefeito por causa de “falta de chuva, tempo seco e sol ardente”, bem como dos gastos com publicidade, que, em seu ponto de vista, além de serem legais, eram necessários para a população se manter informada.
Que não se repita
Na última vez em que foi votado na Câmara de Birigui, o projeto que queria transformar o Dia da Consciência Negra no município (leia mais em reportagem nesta página) em feriado, alguns vereadores contrários chegaram a afirmar que não existia racismo no Brasil. Utilizaram ainda, alguns argumentos frágeis para justificar a afirmação, como o fato de existirem jogadores negros na seleção brasileira de futebol e que a escravidão poderia ter se tratado de uma expiação de erros cometidos pelos negros escravizados em outras vidas.
Cirurgias
O vereador Arlindo Araújo (PPS) apresentou requerimento solicitando informações a respeito da realização de cirurgias de catarata pelo município. O parlamentar considerou no documento que pacientes atendidos em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão sendo encaminhados para o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) para cirurgia. Porém, ele afirmou que existem pessoas com glaucoma que estão esperando na fila há muitos anos. Por isso, ele quer saber quantos pacientes ainda estão aguardando, se o município parou de fazer as cirurgias e quais são os critérios para os pacientes passarem pelo procedimento cirúrgico.
Comentários sobre esse post