A Câmara de Birigui voltará a discutir um projeto que pretende transformar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, em feriado municipal. Desta vez, o autor da propositura é José Fermino Grosso (DEM), que já votou contrário a proposta semelhante, rejeitada pelo Legislativo em 2015, que era de autoria do vereador Leandro Moreira (PRB) e do ex-parlamentar Paulo Bearari (PT).
Fermino diz no projeto que a maioria dos estados brasileiros comemora a data ou ainda a “Semana da Consciência Negra”, a partir de 20 de novembro, sendo que alguns municípios já transformaram o dia em feriado, como Araçatuba, que aprovou projeto semelhante ao do democrata em 2007.
Segundo o parlamentar, desde o seu primeiro mandato (2003-2006), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incluiu no calendário escolar o “Dia Nacional da Consciência Negra”, além de estabelecer a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede de ensino.
O vereador comentou que é pela disputa da memória e da história dos negros no Brasil e por sua luta contra a escravidão e pela igualdade que se comemora o Dia da Consciência Negra, há mais de 30 anos, na data em que Zumbi dos Palmares – mártir da população negra – foi assassinado em 1695.

Comentários sobre esse post