A Santa Casa de Birigui passará a ter dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A portaria que eleva a unidade do hospital do padrão 1 para o padrão 2 com esses dez leitos foi assinada nesta quinta-feira (5) pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, durante a visita a Araçatuba.
Segundo o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), desde que foi fundada, a Santa Casa de Birigui mantém a mesma estrutura, com seis leitos de UTI, os quais não recebem nenhum tipo de financiamento do SUS. “Antes, o hospital não recebia nada do governo federal e agora passará a receber R$ 1,4 milhão ao ano. Isso vai ajudar a reduzir a demanda reprimida”, afirmou.
Ele informa que, atualmente, as equipes de cirurgia de pequena e média complexidade da Santa Casa trabalham diariamente das 9h até as 21h e não fazem mais por não ter mais vaga disponível em UTI. “Agora, nós vamos conseguir ampliar esse atendimento, pois a estrutura existente é a mesma desde que o hospital foi criado”, comentou.
Com a assinatura da portaria, Salmeirão vai aguardar a publicação e reunir as equipes de Saúde para ver se há necessidade de adaptações na parte física do hospital para implantar os novos leitos. Ele acredita que o dinheiro será liberado pelo Ministério da Saúde em breve e ainda este ano serão disponibilizados os leitos já credenciados pelo SUS e custeados pelo governo federal.
De acordo com o prefeito, outra reivindicação do município, que são dez leitos de UTI Neonatal, já foi atendida pelo governo do estado e será feito o pedido de credenciamento desse serviço posteriormente em Brasília.
Comentários sobre esse post