O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, prometeu em discurso, durante a inauguração da nova sede do Pronto-Socorro Municipal de Araçatuba, nesta quinta-feira (5), transformar a unidade de saúde em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Com a alteração, o município passaria a receber repasses de verbas mensais do governo federal para auxiliar no custeio do atendimento, que hoje é feito exclusivamente pela Prefeitura.
O pedido de elevação do PS para UPA foi feito pelo prefeito Dilador Borges (PSDB), que também solicitou apoio do governo federal para equipar os dois prédios construídos inicialmente para abrigar Unidades de Pronto Atendimento, mas que serão transformadas em UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
A do bairro Umuarama está com a obra concluída e o prédio chegou a ser inaugurado pelo ex-prefeito Cido Sério (PRB), no final de 2016, enquanto a do Morada dos Nobres foi deixada sem finalização pela administração passada. Um novo processo de licitação foi realizado e a construção está em fase final.
DESCASO
Durante o discurso, o prefeito citou o fato de a UBS do Umuarama ter sido inaugurada sem o serviço estar pronto para ser entregue à população. “Aqui tem uma UPA pronta, que foi inaugurada, mas que nem móveis tem no prédio e nem tem como colocar. É por isso que nós queremos pedir ao senhor (ministro) que torne esse pronto-socorro uma UPA, pois o espaço tem todas as condições. E com relação aos prédios que seriam UPAs, nós queremos que tornem UBS”, pediu.
Em resposta aos pedidos de Dilador, Occhi citou que, apesar de o pronto-socorro estar se transferindo de prédio sem nenhum tipo de ajuda financeira do governo federal, assim que ele entrar em funcionamento, o Ministério da Saúde estará à disposição para ajudar financeiramente, pois sabe que a Prefeitura vai precisar desse reforço financeiro para atender melhor a população.

Comentários sobre esse post