A Prefeitura de Araçatuba deve ganhar um fôlego financeiro com o credenciamento pelo SUS (Serviço Único de Saúde) de serviços de atendimento psicossocial que é prestado integralmente pelo município. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou o credenciamento durante visita à cidade, atendendo pedido do prefeito Dilador Borges (PSDB).
A secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, explicou que o município conta com uma rede de atenção psicossocial e a atual administração recebeu em funcionamento, um Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial). Entretanto, estava em fase de implantação de um Caps-AD III (Centro de Atenção Psicossocial Adulto), de um Caps Infantil e de duas residências terapêuticas.
Porém, ela diz que como Hospital Benedita Fernandes, que prestava esse tipo de serviço, fechou sem que o município tivesse estrutura para atender a demanda, a Prefeitura teve que investir recursos próprios para implantar esses serviços. “Para não deixar essa população sem atendimento, principalmente as residências terapêuticas, esses serviços foram implantados e vêm sendo custeados com recursos do município, o que nos causou dificuldade em atender as demandas de média e alta complexidade”, afirmou.
Por isso, Carmem considera uma grande vitória o credenciamento, já que com o financiamento, parte do dinheiro investido hoje poderá ser revertido para outros serviços e também para a rede de atenção psicossocial.
Quando o credenciamento for publicado, o município passará a contar com R$ 180 mil mensais, valor que não cobrirá o custo integral de todos os serviços, de acordo com a secretária, mas sim da residência terapêutica e de parte dos Caps.

Comentários sobre esse post