O Sesi anunciou ontem a construção de um complexo poliesportivo em Araçatuba, que deve ter suas obras iniciadas construído até o começo do ano que vem. A licitação está prevista para o fim do ano, e a expectativa é entregar a obra no aniversário de Araçatuba (2 de dezembro), em 2019. O valor do empreendimento é de R$ 8 milhões, em uma área de 24 mil metros quadrados.
O complexo chamará Lucimar Teodoro, estagiária do Sesi Araçatuba, atleta olímpica e medalhista nos Jogos Pan-Americanos de 2003. Ela se emocionou ontem ao falar da paixão pelo esporte e lembrou da dificuldade em representar o Brasil nas competições. Natural de Guararapes, a homenageada morou em Três Lagoas (MS) antes de se mudar para Araçatuba, onde foi treinada pelo ex-atleta Zequinha Barbosa e pelo técnico José dos Santos Primo.
“É um presente para a cidade e para o interior de São Paulo. Com a pista oficial, com piso sintético, o nosso desempenho vai melhorar muito, vai ser uma evolução nos treinos. Mesmo com chuva, vai dar para treinar normalmente. Hoje, o local onde a gente corre não é adequado. A gente treina no cimento, e o impacto para os joelhos e os pés é muito grande. Com a nova pista, teremos mais segurança e, é claro, incentivo para continuar a praticar o esporte”, disse Lucimar.
Ainda durante a apresentação, Zequinha apareceu em um vídeo parabenizando a iniciativa, e lembrou da sua história em Araçatuba, mencionando que o esporte e educação caminham juntos. De acordo com o diretor do Sesi Araçatuba, Ataliba Mendonça, os alunos da instituição terão aulas sobre a atleta pelo menos uma vez por ano. O objetivo é fazer com que a história dela seja contada ao maior número de crianças e adolescentes que passarem pelo Sesi.
Mendonça explicou que o complexo terá uma pista de atletismo de 400 metros, feita de piso sintético impermeável. O projeto conta ainda com espaços para arremessos de dardo, martelo e disco, e salto em altura.
Segundo ele, a quadra será aberta ao público, mas também será utilizada pelo Sesi em aulas e eventos. A ideia é que seja feita parceria com a prefeitura para auxiliar na segurança do local. “Haverá um controle, restrição e gestão do espaço, para que todos possam utilizar”.
Conforme o diretor, o terreno onde o complexo será instalado fica entre as ruas Gisela Gomes Barros Bahia e Artur Friendenreich, no bairro Ipanema. A decisão em construir o empreendimento nessa região se deve ao fato de que possui poucas quadras esportivas. Mendonça disse, ainda, que a pista de Araçatuba será uma das poucas profissionais e em funcionamento no País.
Comentários sobre esse post