O DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba pediu ontem intervenção da Prefeitura de Guararapes para acabar com a greve dos médicos da Santa Casa, que começou no último domingo (1). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a situação está sendo estudada pelo prefeito Tarek Dargham (PTB), para que alguma providência seja tomada. No documento, o DRS reitera que a Santa Casa de Guararapes é referência para Bento de Abreu e Rubiácea.
A greve começou porque os médicos que fazem plantão a distância estão com quatro meses de salários atrasados, e a dívida chega a R$ 300 mil. A decisão dos profissionais afetou diretamente a realização de cirurgias eletivas e o atendimento de pacientes internados, nos casos em que o acompanhamento exige um médico especialista. Os atendimentos de urgência e emergência continuam normalmente no pronto-socorro. Segundo o hospital, os médicos do PS são outros.
Os salários atrasados dos profissionais de cirurgia geral, ortopedia, otorrinolaringologia, obstetrícia, ginecologia e anestesia são referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e maio. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, “a direção da Santa Casa de Guararapes vem procurando atualizar os salários dos médicos que prestam o plantão a distância há várias semanas, buscando sensibilizar os governos municipal e estadual para a necessidade de liberação de uma verba emergencial, específica para a questão”.
Comentários sobre esse post