Uma possível falha no sistema da Prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá fez com que a cidade aparecesse em segundo lugar na lista das 312 cidades com a pior cobertura de vacinação contra a poliomielite no Brasil. Na listagem, o município com população estimada de 8.285 habitantes, tinha vacinado apenas 1,74% do público-alvo, o que seria equivalente a duas crianças. A cidade com a pior cobertura, segundo o Ministério da Saúde, é Ribeira do Pombal (BA), com 0,5% de vacinação. Ilha Solteira aparece na mesma relação, com 23,34% de cobertura. A reportagem não conseguiu contato com a Prefeitura para saber se também houve falha no município.
O diretor de Saúde de Aracanguá, José Deli dos Santos, garante que a Prefeitura vacinou todas as 115 crianças ano passado. No entanto, a dificuldade está em gerar novamente o relatório por causa dessa falha no sistema.
O diretor acredita que a falha tenha ocorrido quando, depois de 2016, o novo sistema foi instalado na Secretaria de Saúde do município e as atualizações não teriam ocorrido de maneira correta. Santos informou que os relatórios que os servidores tentavam gerar ontem, apareciam sem informações. A alternativa era tentar gerar novos relatórios usando as informações manuais que os funcionários anotavam quando vacinaram as crianças. Hoje, uma equipe deve ir até o Centro de Vigilância Epidemiológica em Araçatuba para buscar uma solução para o problema.
Conforme o diretor de Saúde, a Prefeitura faz diversas campanhas não só para vacinação contra a poliomielite, mas também contra a gripe e as todas as demais vacinas que fazem parte do calendário. A expectativa da Prefeitura é enviar ao Ministério da Saúde os dados consolidados nos próximos dias e corrigir o problema.

Comentários sobre esse post