Os trabalhos no Recinto de Exposições Climas de Almeida Prado já estão a todo vapor para receber a 59ª edição da Exposição Agropecuária de Araçatuba, que começa na próxima sexta-feira (6) e segue até o dia 15 de julho. A expectativa é que 130 mil pessoas passem pelo local nos 10 dias de festa.
Na arena de shows, que neste ano vai receber três atrações em algumas noites, a estrutura dos dois palcos e dos camarotes já está sendo finalizada. O espaço foi ampliado e a cobertura agora ocupa uma área de 70mx95m quadrados. “Decidimos aumentar o espaço para acomodar melhor as pessoas, já que neste ano teremos mais shows por noite”, explica Valdir de Oliveira, gerente operacional da Rural Eventos, organizadora da Expô.
De acordo com Oliveira, para preparar toda a estrutura da festa foram feitas quase 1,5 mil contratações diretas e indiretas. Só para garantir a segurança dos visitantes, 100 profissionais foram contratados, além do apoio a Polícia Militar, Civil, Federal e da Guarda Municipal.
O estacionamento terá capacidade para 7 mil veículos e serão disponibilizados 300 sanitários convencionais e 6 para deficientes físicos.
Além dos tradicionais bares, restaurantes e lanchonetes instalados em várias regiões do recinto, a praça de alimentação vai contar com uma nova opção: uma área coberta com mais de 1,2 mil metros quadrados, na qual funcionarão estabelecimentos especializados em fast-food, doces, churrasquinho, comidas típicas e pratos variados.
Atração tradicional da Expô, o parque de diversões completa a cadeia de entretenimento, oferecendo mais de 25 atrações para todas as idades.
GRADE DE SHOWS
A novidade deste ano é a apresentação de três shows em alguns dias. A grade também traz de volta a música eletrônica, que já fez sucesso no ano passado com Alok. Entre os estreantes do evento estão MC Kevinho, Cléber & Cauan e Zé Neto & Cristiano.
A atração gospel ficará por conta do cantor Fernandinho. O grupo Raça Negra, que está fora do palco da Expô há muitos anos, estará de volta. Além desses nomes, o retorno de outros já aclamados pelo público da feira, como, Alok, Jorge & Mateus, Wesley Safadão, as rainhas da sofrência, Marília Mendonça, Maiara & Maraisa e Simone & Simaria; Henrique & Juliano, Matheus & Kauan e Gustavo Mioto, garantem a alegria de quem irá participar da Expô 2018.
Para o público infantil, a Expô Kids (dia 9) traz atrações como Transformers, Turma do Mickey, Patrulha Canina, Tiranossauro Rex, Lady Bug, Cat Noir e Os Vingadores. Outra atração deste ano que encanta as crianças, e também os adultos, é a Fazendinha.
A programação completa com datas e valores pode ser consultada no site oficial da Expô www.expoaracatuba.com.br.
PROGRAMAÇÃO RURAL
Organizada pelo Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), a programação agropecuária da Expô vai oferecer ao público julgamentos, leilões e exposição de diversas raças, tais como as bovinas nelore, brahman, senepol, brangus, girolando, tabapuan, gir e sindi; equinos das raças quarto-de-milha e mangalarga e os ovinos, das raças suffolk e dorper. Além disso, haverá competições team penning, ranch sorting, team roping e três tambores organizadas pelo NNPQM (Núcleo Noroeste Paulista dos Criadores da Raça Quarto-de-Milha).
Umas das novidades será a realização de um torneio leiteiro que destacará o potencial das principais vacas da raça girolando do Brasil. Estão previstos 30 animais participantes, que serão monitorados 24 horas por dia.
Já a Expovinos chega a sua 21ª edição. A expectativa é de que a exposição e julgamento recebam cerca de 300 animais e, além dos criadores paulistas, participantes de Brasília e Paraná. Trata-se de um evento oficial da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) e da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).
A cultura do arco e flecha também marcará presença pela primeira vez na Expô. A Arqueiria Rio Preto (ARP) vai dar ao público uma primeira experiência com arco de forma agradável e divertida, com um estande para atender homens, mulheres, criança e idosos.
O público também terá a oportunidade de conhecer a aquaponia, sistema sustentável em que as plantas vivem de forma orgânica sem uso de agrotóxico e sobrevivem apenas com os nutrientes absorvidos do peixe. Para isso, será montado um sistema completo e os peixes serão estocados em caixas d’água com 500 litros.
As fontes de energia renováveis serão apresentadas por meio de um sistema fotovoltaico, que tem o objetivo de oferecer alternativas modernas e econômicas principalmente para os produtores que irão visitar a feira.
Para os amantes de orquídeas, haverá uma área com 30 amostras de diferentes espécies e cerca de 300 plantas para vendas. Além da comercialização de acessórios específicos para o cultivo, adubos, substratos e inseticidas naturais.
A programação completa pode ser consultada no site www.siran.com.br
Comentários sobre esse post