A vereadora Beatriz Nogueira se tornou pré-candidata, pela Rede Sustentabilidade, ao Senado ao lado de outras duas mulheres. O nome da parlamentar araçatubense foi aprovado durante encontro no último domingo (1º), realizado pelo Elo Estadual do partido. A sigla optou por indicar três mulheres para concorrer ao Senado com o objetivo de representar o interior, a capital e a periferia da grande São Paulo. Além de Beatriz, foram escolhidas a doutora em administração pública e governamental e representante do Conjunto 18, Ana Paula Massonetto, e a funcionária pública da educação, ativista, empreendedora sociocultural e presidente do Movimento Frente Favela Brasil, Nilza Camilo.
Compartilhado
Segundo a Rede Sustentabilidade, as três mulheres farão campanha juntas (coordenação, eventos, materiais, imprensa) e compartilharão a gestão do mandato, caso sejam eleitas.
Horizontal
Beatriz disse ao Periscópio que a Rede tem feito um trabalho de construção de uma nova forma de se fazer política, que consiste em trabalhar de forma coletiva e colaborativa. Caso as pré-candidaturas se confirmem, haverá uma cabeça de chapa, primeira e segunda suplentes, como manda a legislação, porém, a campanha será feita de forma horizontal, com as três candidatas tendo as mesmas responsabilidades. Segundo Beatriz, se elas forem eleitas, o trabalho no Senado também será feito horizontalmente.
Créditos adicionais
Na sessão da Câmara de Araçatuba da última segunda-feira (2), os vereadores autorizaram a prefeitura a abrir crédito adicional, por meio de decreto, no valor de R$ 2,8 milhões, para a execução do Programa Via Rápida 18, que tem como objetivo oferecer cursos profissionalizantes gratuitos a jovens em situação de vunerabilidade. Outra abertura de créditos adicionais, no patamar de R$ 331 mil, também foi aprovada. Os recursos visam a aquisição de equipamentos para a Praça dos Esportes e da Cultura.
Incorporação
Os parlamentares aprovaram a incorporação do prêmio produtividade aos salários dos fiscais tributários, de posturas e obras da Prefeitura, bem como Projeto de Lei que denomina Antônio Rui a travessia sobre o afluente do Córrego Água Limpa, na estrada municipal Vicenzo Mannarelli. O plenário acatou ainda o Plano de Macrodrenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas do Município de Araçatuba. A propositura tinha sido elaborada em 2014, mas teve que ser revisada no ano passado por conta das diretrizes da Política Municipal de Saneamento Básico.
Homenagens
Os demais projetos aprovados são decretos legislativos que concedem homenagens. O parlamentar Márcio Saito (PSDB) concedeu a Medalha 9 de Julho para Takashi Kato e Itsuo Utimura. Ele argumentou que ambos realizaram relevantes serviços à Comunidade Nikkei de Araçatuba e da região noroeste. Já o vereador Jaime José da Silva (PTB) concedeu a mesma honraria para Reginaldo Camilo Neto, pela sua atuação nas áreas social e esportiva. O vereador Almir Fernandes Lima (PSDB) propôs a concessão de Título de Cidadão Araçatubense ao major-brigadeiro-do-ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Comentários sobre esse post