A Prefeitura de Araçatuba realizou na manhã de ontem uma cerimônia para inauguração oficial da nova passagem sobre um córrego perto do quilômetro 7 da estrada municipal do bairro rural da Água Limpa. O prefeito Dilador Borges (PSDB) e vereadores presentes enalteceram o fato de a estrada ter sido liberada menos de seis meses após a interdição, ocorrida em janeiro, depois que a tubulação sob o asfalto cedeu com a chuva.
A via é importante para o escoamento da produção agrícola da região, considerada um cinturão verde da cidade. Antes mesmo de a liberação ter sido oficializada, alguns motoristas já tentavam passar com seus veículos.
Logo após a interdição, em janeiro, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana teve que colocar blocos de concreto para impedir a passagem. Motoristas e motociclistas insistiam em passar pelo local, apesar do risco de desabamento devido à erosão sob o asfalto causada pela água da chuva.
O prefeito citou que muitas pessoas não entendem que obra pública não é como a da iniciativa privada, e depende de procedimentos burocráticos para ser executada. No caso da recuperação da passagem, ele lembrou que o município precisou requerer licenciamento ambiental por se tratar de APP (Área de Preservação Permanente), antes de abrir o processo de licitação.
A empresa vencedora foi a Copel Construções, Indústria e Comércio Ltda., que recebeu R$ 288 mil pelo serviço. Sob a estrada foi instalada uma galeria celular de 4 metros por 4 metros, o que aumentará a vazão em mais de 60% com relação à tubulação anterior, segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Tadeu Consoni. “Agora, até se um boi morrer aí pra cima, e for arrastado pela água, ele não vai ficar atolado”, comentou durante a cerimônia.
O contrato previa que a empresa vencedora da obra concluísse o trabalho em até 120 dias, mas ela foi finalizada e entregue em 60 dias. Assim que a cerimônia foi encerrada, por volta das 12h, um trator da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) removeu os blocos de concreto que impediam a passagem, e o trânsito foi liberado.
Representante da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica do Córrego Água Limpa, Gelsino Augusto da Silva esteve presente na cerimônia e comemorou o fato de a estrada ter sido liberada. “Para nós foi muito importante, porque é uma via de acesso tanto para escoamento da produção como para usuários e moradores no bairro, para acesso a escola, ao comércio, a tratamento de saúde. É uma via de suma importância para a comunidade”, comentou.
Comentários sobre esse post