O jornalista Paulo Henrique Amorim, autor do blog Conversa Afiada e apresentador do programa Domingo Espetacular, na Record, e o ex-ministro da Previdência, o araçatubense Carlos Eduardo Gabas (PT), vão debater comunicação e democracia na semana que vem, em Araçatuba. O evento chamado “O Quarto Poder: Comunicação e Democracia” será realizado na próxima terça-feira (3) no Espaço Kabana Eventos. Além de gratuito, o debate vai ser transmitido ao vivo pelo Facebook de Gabas. Ele faz parte do ciclo de debates “Humanidade ou barbárie: para onde vamos?”, organizado pelo ex-ministro, que, em Araçatuba, completará sua terceira edição.
Comunicação é um direito
Amorim afirmou que a comunicação é um direito e não um privilégio. “Numa democracia, a comunicação tem o papel de informar o eleitor que, soberano, decide sobre seu destino”, assinalou o jornalista. Para ele, a comunicação não pode ser monopólio nem do Estado, nem de uma empresa. “O Brasil precisa de uma reforma profunda da comunicação e basta cumprir a Constituição de 1988”, explicou Amorim.
Barbárie X Humanidade
Gabas comentou que os debates são uma maneira de contribuir na discussão da sociedade que queremos. “Está claro que temos duas visões de mundo em disputa, que ficarão polarizadas nas eleições: uma que imprime a barbárie porque foca no capital especulativo sem preocupação alguma com o bem-estar das pessoas, e outra que defende a humanidade”, falou o ex-ministro. De acordo com Gabas, o objetivo dos debates é auxiliar as pessoas a compreender o atual momento. “Vamos debater com o Paulo Henrique o papel central da comunicação na nossa frágil democracia. Além de um jornalista conhecido, o Paulo Henrique é um estudioso dessas duas áreas como poucos”, disse o ex-ministro.
Pré-candidato
O ex-ministro dos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff é pré-candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Ele é especialista em sistema de gestão de seguridade social e servidor concursado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desde 1986.
Livro
Amorim atuou nas redações dos principais órgãos de imprensa do País. Ao completar 50 anos de carreira, o jornalista lançou o livro “O Quarto Poder”, que traz a história dos meios de comunicação desde o governo de Getúlio Vargas até os dias de hoje.
Reeducação alimentar
O prefeito Dilador Borges (PSDB) sancionou duas leis que tiveram origem em projetos do vereador Denilson Pichitelli (PSL). Ambas têm como objetivo beneficiar a rede municipal de ensino. Uma delas estabelece permanentemente a campanha de reeducação alimentar nas escolas de educação infantil e do ensino fundamental, que consistirá em reuniões, palestras e seminários, que vão ser realizadas durante todo o ano letivo, sobre nutrição infantil, visando a difusão de hábitos alimentares saudáveis.
Monitoramento
A outra propositura de Pichitelli, que se tornou lei, é a que obriga à instalação de câmeras de monitoramento nas escolas da rede municipal.
Comentários sobre esse post