A Prefeitura de Guararapes, por meio do Departamento de Engenharia e Saneamento Básico, iniciou uma campanha para conscientizar a população a fazer uso consciente da água. A medida foi tomada devido à estiagem, com o objetivo de evitar problemas futuros no abastecimento.
De acordo com o Departamento, de janeiro a junho de 2017, choveram 74 dias no município, atingindo uma média de 1.105 milímetros. No mesmo período deste ano, foram registrados apenas 43 dias de chuva, com 525 milímetros, índice 47% menor no comparativo.
O mais preocupante é que, junto com a seca, veio também o aumento no consumo de água pela população. No primeiro semestre do ano passado, os moradores consumiam cerca de oito milhões de litros de água por dia. No comparativo com o mesmo período deste ano, o consumo chega 8,2 milhões. Ou seja, 200 mil litros a mais, todos os dias.
A diretora do Departamento de Engenharia e Saneamento Básico de Guararapes, Luciane Antonielli, explica que é feita a medição do nível das duas lagoas que abastecem a cidade, uma vez por mês. Segundo ela, por enquanto, o nível está normal em ambas, porém, numa projeção de três meses, pode ser que a situação mude.
“A gente sempre trabalha com três meses de segurança. Detectamos que, a partir de agora, todos precisam evitar o desperdício de água, para que, daqui a alguns meses, os reservatórios não tenham baixa, obrigando a medidas mais graves, como racionamento, por exemplo”, destaca.
Para reforçar a comunicação sobre a medida, um panfleto informativo está sendo entregue nas casas, junto com a conta de água. “Estamos pedindo coisas simples, como não lavar a calçada, tomar banhos mais rápidos e juntar mais roupa para lavar tudo de uma só vez”, reitera Luciane.

Comentários sobre esse post