O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) reformou sentença de primeira instância e absolveu a prefeita de Nova Independência, Thauana Duarte (PSDB), e seus padrinhos políticos, o casal de ex-prefeitos Valdemir e Neusa Joanini, também tucanos, da acusação de improbidade administrativa alegada pelo Ministério Público. Cabe recurso.
Thauana e Neusa haviam sido condenadas pela Justiça em Andradina à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por três anos, pagamento de multa civil no valor dez vezes a remuneração recebida por elas na época dos fatos e à proibição de contratar com o poder público por três anos. Já Valdemir recebeu as penas de suspensão de seus direitos políticos por oito anos e ficou proibido de contratar com o poder público por 10 anos.
Segundo o MP, Neusa e Thauana, que na ocasião ocupavam os cargos de prefeita e presidente do Fundo Social de Solidariedade, respectivamente, permitiram que Valdemir utilizasse o patrimônio público para interesses particulares. Ele teria usado uma sala e equipamentos do prédio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para cadastrar pessoas de outras cidades com o objetivo de prometer a elas a doação de terrenos no município por meio da prefeitura.
O ex-prefeito visava a transferência de títulos de eleitores de outras localidades para Nova Independência, a fim de garantir eleitorado para quem ele viesse a apoiar no último pleito municipal.
O relator do recurso no TJ-SP, Vicente de Abreu Amadei, considerou que faltaram provas para a condenação dos réus, uma vez que ficou comprovada apenas uma visita de Valdemir a um espaço público, mas não a compra de votos em troca de terrenos ou de angariamento de eleitores.
SEM CONTATO
Não conseguimos falar com a prefeita Thauana e com a ex-chefe do Executivo Neusa Joanini até o fechamento desta edição. Nenhuma das ligações feitas ontem pela Folha da Região em seus celulares foi atendida por ambas.
A reportagem não conseguiu contato com o ex-prefeito Valdemir até o fechamento desta edição.
Comentários sobre esse post