A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo ampliou os grupos prioritários para receberem a vacinação contra a gripe. A partir de agora, também serão imunizadas pessoas com idade de 50 a 59 anos e crianças de 5 a 9 anos.
A medida foi tomada por que a maioria dos municípios não conseguiu bater a meta da vacinação, que era de 90% de cobertura do público-alvo. Em todo o Estado, a meta é vacinar 10,7 milhões de pessoas contra o vírus Influenza. Segundo balanço divulgado no último dia 22, até o momento, mais de 9,9 milhões de paulistas foram imunizados.
Também continuam sendo imunizados idosos acima de 60 anos, crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, população indígena, professores e pacientes portadores de doenças crônicas. A maior preocupação continua sendo em relação aos idosos e às crianças, públicos que tiveram menor procura pela vacina.
A imunização é gratuita e estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 8h às 17h. É necessário levar um documento pessoal com foto e a carteirinha de vacinação. A dose protege contra três vírus da gripe Influenza A – H1N1, Influenza A – H3N2 e Influenza B, vírus que circulam no país e que trazem mais complicações à saúde.
Na região, Araçatuba confirmou um caso, Mirandópolis contabiliza seis, Andradina sete (e três mortes) e Penápolis dois casos.
Os sintomas da gripe (H1N1, H3N2 ou a Influenza B) são: febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. Em relação às H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.
Comentários sobre esse post