O dia 30 de junho é o prazo limite para o alistamento militar obrigatório, que teve início em janeiro. Devem se alistar todos os jovens brasileiros do sexo masculino que nasceram no ano 2000 e que, portanto, completam 18 anos em 2018.
Neste ano, o alistamento também pode ser feito pela internet por meio do site www.alistamento.eb.mil.br <http://www.alistamento.eb.mil.br>. Quem optar por fazer o processo pessoalmente deve procurar a Junta de Serviço Militar do município onde reside. Em caso de residentes no exterior, a apresentação é feita nos consulados ou embaixadas do Brasil.
Para a efetivação do alistamento é necessário ter em mãos a certidão de nascimento ou documento equivalente (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.
Após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data de retorno à Junta de Serviço Militar. É nessa ocasião que o jovem ficará sabendo se vai para a seleção geral (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se terá dispensa do Serviço Militar.
Importante lembrar que o alistamento militar é obrigatório. O cidadão que não o fizer ficará sujeito a pagamento de multa, será impedido de tirar passaporte, de entrar no serviço público, obter carteira profissional e ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino.
O Ministério da Defesa espera que 1,8 milhão de cidadãos façam o alistamento este ano, e que cerca de 100 mil sejam incorporados a organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica para o serviço militar.
Comentários sobre esse post